Numa noite fria e com pouco apoio nas bancadas - apenas 19116 espectadores no Dragão - o FC Porto não foi além de um empate a uma bola diante do Rio Ave, na 16ª jornada da Liga. Herrera abriu o marcador aos 22' mas João Novais empatou aos 34' e desde então o encontro esteve 'bloqueado' até ao apito final. O FC Porto somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer e foi alcançado pelo Benfica na Primeira Liga, ficando a quatro pontos do líder Sporting.

O encontro começou lento e assim prosseguiu durante muito tempo. Aos 15 minutos houve a primeira ocasião clara, por Maxi Pereira, mas Cássio negou o golo ao uruguaio com uma grande defesa. De seguida foi Marcano a cabecear para nova defesa do guardião do Rio Ave.

Quando o relógio marcava 22 minutos surgiu o primeiro golo do encontro, trazendo alguma alegria aos adeptos da equipa da casa. Herrera recebeu a bola à entrada da área e atirou forte, com a bola a desviar em Kizito antes de entrar na baliza de Cássio.

A vantagem portista durou apenas 12 minutos. Aos 34' João Novais arriscou um remate de muito longe e a bola traiu Casillas após desviar em Danilo Pereira. Fica a ideia de que Casillas deveria ter chegado à bola a tempo.

A equipa portista foi para intervalo perante um silêncio quase total, já que apenas as claques iam puxando pelos jogadores, e foi assim durante grande parte de um segundo tempo pobre: a cada passe errado de um jogador do FC Porto, muitos assobios vindos das bancadas.

Aboubakar ainda ameaçou aos 60 minutos (Cássio defendeu de novo) e Maxi aos 65' (bom corte de Ukra) mas um FC Porto pouco imaginativo não conseguiu desbloquear o encontro, apesar de Lopetegui ter lançado André Silva para fazer companhia a Aboubakar no ataque. Os 'dragões', aliás, até podiam ter sofrido outro golo aos 82', mas Zé Paulo atirou por cima quando estava em boa posição.

Lopetegui deu o tudo por tudo nos minutos finais - Varela ainda entrou para o lugar de Layún - mas o FC Porto continuou desinspirado e não conseguiu chegar ao golo da vitória. Com o empate, os 'dragões' somam agora os mesmos 37 pontos do Benfica na tabela classificativa e estão a quatro pontos do líder Sporting.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.