O treinador Costinha disse esta terça-feira ser «prematuro» falar num onze base do Paços de Ferreira e destacou a aplicação, a disciplina e, sobretudo, os «hábitos de treino muito saudáveis» dos seus futebolistas.

«É um bocadinho prematuro falar num onze base, estamos numa fase inicial e o cansaço também não os deixa explanar todas as suas potencialidades. Neste momento, são todos titulares, na certeza de que, numa fase mais adiantada, isso terá de acontecer e de que, aquilo que me derem nos treinos, terá a sua recompensa», disse Costinha à agência Lusa.

Nesta altura da pré-temporada, o jovem técnico, de 38 anos, deu conta da sua «ótima impressão» relativamente a estes primeiros dias de trabalho, destacando a «aplicação, disciplina tática e técnica» dos jogadores pacenses.

«O trabalho tem sido muito duro, mas [os jogadores] não se têm escondido e estou muito satisfeito», sublinhou, elegendo «o espírito de grupo» e «os hábitos de treino muito saudáveis» como «o mais positivo e o mais importante» até ao momento.

Segundo Costinha, essa atitude torna «mais fácil encontrar o caminho que se quer percorrer», com um lote de jogadores nesta altura mais extenso do que o desejado, mas condicionado, acrescentou, pelas leis do mercado.

«Tenho um lote de jogadores pré-definido, mas haverá um ou outro que ainda poderá sair. O clube é um bocadinho vítima do mercado: sabemos o que queremos e aqueles que são pretendidos, mas estamos tranquilos, sabendo que, enquanto houver mercado, temos de estar preparados», afirmou.

O técnico pacense confirmou a saída de Vítor, que hoje já não treinou com o grupo, mas disse contar com o também médio André Leão, assim como em relação aos avançados Jaime Poulsen e Christian, «jogadores com características interessantes», mas diferentes das do «nove puro e de área» que espera ver na Capital do Móvel.

Em relação ao perfil do avançado, Costinha foi claro: «Pretendo um bom avançado, um jogador de área, um finalizador. Sou contra a teoria do alto e baixo, pois pode ser alto e mau e baixo com qualidade, por isso quero alguém que se enquadre na filosofia do clube e que seja um nove de área e um nove puro».