O deputado Couto dos Santos admitiu esta terça-feira, em declarações à Agência Lusa, que foi desafiado a candidatar-se à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, mas revelou estar apenas em “fase de ponderação”.

«Falaram comigo sobre isso e considerei o desafio interessante», disse o ex-ministro da Saúde e Juventude, funções que exerceu em dois governos de Cavaco Silva, nas décadas de 80 e 90.

Couto dos Santos, deputado do PSD e atual vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia da República, concluiu: «Estou apenas a analisar e a ponderar a situação».

Sem revelar quem ou quantos o desafiaram, o antigo presidente do conselho de administração da Casa da Música (Porto) vai, assim, esperar pela reunião de quarta-feira do Conselho de Presidentes da Liga de clubes, mas fonte conhecedora do processo disse à Lusa que Couto dos Santos é um nome que agrada ao Sporting.

Será nesse encontro, que terá lugar na Alfândega do Porto, que os responsáveis pelos clubes profissionais discutirão a sucessão de Fernando Gomes, eleito no sábado presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O futuro da Liga, que perdeu para a FPF competências no capítulo das competições, arbitragem, justiça e disciplina, estará na agenda do Conselho de Presidentes e, também por isso, se podem perfilar, ou não, candidaturas à direção do organismo que até aqui geriu os dois principais campeonatos.