A psicóloga do Marítimo, Mara Silva, reforçou hoje que o aceitar, consciencializar, focar e visualizar podem transformar pensamentos negativos em positivos, ajudando assim no momento de isolamento social provocado pela COVID-19.

Mara Silva realizou uma sessão em direto na página oficial de Facebook do clube madeirense, chamada ‘Como enfrentar a ansiedade’, na qual procurou explicar a origem dos pensamentos e como devemos reagir, com exemplos e exercícios que podem ser feitos diariamente para melhorar o bem estar das pessoas.

“Não deixem a negatividade tomar conta dos pensamentos e tenham muito foco, fé e confiança que isto tudo vai passar e vamos tornar as nossas vidas melhores”, foi a mensagem deixada.

Em relação à pandemia do coronavírus, que provocou o estado de emergência e a quarentena, Mara Silva considera “normal” a ansiedade, porque a rotina habitual é alterada, uma “novidade” para o cérebro, e as pessoas têm de se readaptar.

“No início do ano, nunca pensaríamos que, de repente, a nossa vida iria mudar. [A COVID-19] É um grande teste à nossa resiliência e à nossa personalidade. Estes sentimentos de receio, de desconforto e de ansiedade têm a função de nos proteger. Eles vêm do medo, que é uma emoção de sobrevivência. É importante sentirmos medo, mas não de forma exagerada”, salientou na ocasião.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da COVID-19, já provocou mais de 117 mil mortos e infetou quase 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, cerca de 402 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 535 mortos, mais 31 do que no domingo (+6,2%), e 16.934 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 349 (+2,1%).

Dos infetados, 1.187 estão internados, 188 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 277 doentes que já recuperaram.