A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai criar uma comissão não permanente para estudar soluções para a recorrente situação de problemas financeiros de alguns clubes, disse à Agência Lusa fonte oficial da FPF.

De acordo com a FPF, os problemas financeiros dos clubes estão na origem, entre outras coisas, do «incumprimento salarial, que perturba a normalidade competitiva».

Os vice-presidentes Hermínio Loureiro, Elísio Carneiro e Humberto Coelho foram, segunda a mesma fonte, os elementos escolhidos para a comissão por parte da federação.

A FPF já convidou a participar nesta comissão «os elementos que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o Sindicato de Jogadores e o Sindicato de Treinadores indicarem».

De forma a ser marcada uma reunião «no mais curto prazo de tempo possível», a FPF já solicitou a indicação de «duas datas».

Hoje, à margem da cerimónia de renovação do contrato com o selecionador Paulo Bento, o líder da FPF tinha-se comprometido a colaborar na procura de soluções para combater o flagelo dos salários em atraso.

«A situação do flagelo dos salários em atraso, das dificuldades financeiras, da sistemática má imagem que o futebol tem dado nos últimos tempos com o sucessivo acumular de situações negativas não é de todo desejável», disse.

O tema está na ordem do dia devido à rescisão coletiva de grande parte dos jogadores do plantel da União de Leiria, que, depois de ter jogado com apenas oito jogadores na última ronda (0-4 com o Feirense), ameaça agora desistir da competição.

Fernando Gomes lamentou esta situação, que o preocupa, e solidarizou-se com todos os envolvidos, desde os jogadores, aos treinadores, às famílias, aos funcionários e à cidade de Leiria, que se vê «arrastada para uma situação extremamente negativa».

«E, acima de tudo, preocupa-me a imagem do futebol português», considerou Fernando Gomes, que se mostrou recetivo para colaborar, dentro das suas competências, para inverter esta tendência.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.