O mercado de transferência não levou Danilo Pereira e o médio vai ter a sua posição reforçada dentro do plantel do FC Porto. O jornal O jogo adianta que Sérgio Conceição tem um plano delineado para desenvolver o internacional português que pode passar por adiantá-lo no terreno e colocá-lo na linha de remate.

Médio defensivo por natureza, Danilo tem sido o elemento do meio-campo que, nas últimas épocas, fica mais recuado num esquema de três médios. Com Lopetegui, Peseiro e Nuno Espírito Santo, o médio raramente surgia no ataque. Contudo, com Sérgio Conceição, o jogador subiu mais no terreno e, na forma de ataque dos ‘dragões’ surge como mais um jogador integrado na manobra ofensiva com direções para rematar à baliza.

A ideia do treinador portista é utilizar o médio numa segunda linha de modo a tentar ganhar grande parte das segundas bolas e manter a pressão sobre as linhas defensivas dos adversários. Com Nuno Espírito Santo, Danilo era visto como um médio de equilíbrio cujas funções passavam quase exclusivamente por manter o FC Porto seguro e protegido dos oponentes.

Tanto na temporada passada como nesta há uma constante que é a inclusão de Danilo. O jogador continua como um dos mais importantes da formação ‘azul e branca’ com lugar praticamente garantido nas escolhas iniciais.

Contrato longo com cláusula elevada para afastar ‘tubarões’

Danilo é um dos jogadores mais cobiçados do plantel do FC Porto e teve vários emblemas interessados neste defeso. A Juventus liderou a carga, mas esbarrou na cláusula de rescisão de 60 milhões, valor que os ‘dragões’ não pretendem negociar visto que pretendem manter o médio na equipa de Sérgio Conceição.

A cláusula de Danilo é uma das mais elevadas de todo o plantel num valor dedicado aos jogadores mais influentes do plantel. A duração de contrato também é das maiores visto que o médio está ligado aos ‘dragões’ até 2022.

Recorde-se de que Danilo chegou ao FC Porto em 2015 vindo do Marítimo depois de já ter passado por Itália e pela Holanda. Na altura, os ‘azuis e brancos’ superiorizaram-se ao Sporting que também estava interessado no médio defensivo que optou por rumar ao Estádio do Dragão.