O luso-brasileiro Deco, antigo médio do FC Porto, anteviu o clássico deste sábado e defendeu que os 'dragões' chegam ao duelo com o Sporting "num momento melhor", defendendo porém que as duas equipas estão "bastante equilibradas" em termos de plantéis.

"É difícil haver um favorito num clássico. O FC Porto chega a este jogo num bom momento, tem subido de rendimento e feito bons jogos. O Sporting tenta reencontrar-se. Por jogar em casa, perante os seus adeptos, o FC Porto pode ter alguma vantagem.

Isso pode ter alguma influência, mas vai depender muito de quem souber controlar a maneira de jogar do adversário. Não vejo uma vantagem muito grande do FC Porto em relação ao Sporting, mas acredito que o FC Porto chega a este jogo num momento melhor", analisou Deco em declarações ao jornal O Jogo.

Convidado a apontar as grandes armas de cada uma das equipas, Deco destacou Gelson e Adrien, do lado do Sporting, e a dupla de centrais portista, assim como o médio defensivo Danilo, "que é um jogador fantástico". Para Deco, as duas equipas "equivalem-se muito" e ambas têm "jogadores na frente com capacidade de desequilibrar". Ainda assim, o antigo médio diz: "Não vejo este clássico a ser resolvido por um jogador. Acredito que vai ser resolvido pelo coletivo".

Convidado a recordar o clássico ante o Sporting que mais o marcou enquanto jogador do FC Porto, Deco "viajou" até 1999/00.

"Foi uma final da Taça de Portugal. Marquei um dos golos de livre, apesar de vir de uma lesão no joelho direito. Inclusive, depois acabei por ser operado. Tive de fazer alguns sacrifícios, e nem eu achava que não dava para jogar, mas como demorou algum tempo entre o final do campeonato e a final da Taça de Portugal, consegui recuperar. Tive de me infiltrar para poder jogar, acabei por marcar um golo e ganhámos", recordou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.