As saídas de Iván Marcano, para a Roma, e Diego Reyes, que terminou contrato, deixaram o centro da defesa portista com algumas fragilidades - algo que se veio a comprovar na partida com o Portimonense que os 'dragões' perderam por 2-1. A alternativa para Sérgio Conceição era então sair para o mercado, e assim fez. O FC Porto garantiu Chancel Mbemba e Éder Militão.

A situação voltou a complicar-se depois da lesão de Mbemba no primeiro jogo com a camisola do FC Porto. O defesa congolês sofreu uma contusão com entorse no joelho esquerda e pode ficar de fora das contas do treinador cerca de um mês. Já Militão só deve chegar a Portugal entre os dias 5 e 6 de agosto. A partida para a Supertaça é dia 4, o que inviabiliza a entrada de Militão em campo.

Assim, sobram apenas três alternativas a Sérgio Conceição: Felipe, Diogo Leite e Chidozie. O primeiro é um veterano da defesa portista e tem o lugar assegurado, o mesmo não se pode dizer dos outros dois nomes. Diogo Leite nunca jogou pela equipa principal do FC Porto num jogo oficial, já Chidozie ainda não conseguiu convencer Conceição.

Com alternativas limitadas, Sérgio Conceição deve apostar na dupla Felipe e Diogo Leite. Os dois ainda não jogaram juntos em jogos oficiais, apenas em partidas da pré-época, mas têm vindo a construir esta dupla nos últimos tempos. Depois do desmantelamento da defesa, os adeptos portistas vão assim ter a oportunidade de assistir a uma dupla novinha em folha.