O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, assegurou hoje, em Lagos, que dentro de cinco anos as equipas profissionais das modalidades serão constituídas na sua grande maioria por atletas formados nas escolas do clube.

No discurso durante o almoço que assinalou a inauguração da Casa do Benfica da cidade algarvia, Vieira prometeu que vai melhorar o registo de quatro vitórias em modalidades – hóquei em patins, futsal, basquetebol e atletismo – alcançado no ano passado.

«Quatro títulos num ano é um bom resultado, mas o nosso compromisso passa por melhorar esse registo e nesse sentido vamos continuar a investir e a responsabilizar os nossos atletas e os nossos técnicos», disse o presidente “encarnado”.

O dirigente sublinhou que o trabalho atualmente a ser desenvolvido no clube é «profundo, de base e estruturado» e considerou que os seus resultados já são visíveis.

«Enquanto outros despedem por opção ou necessidade, nós investimos na formação», referiu Vieira, considerando «impressionante» o número de 8000 atletas que frequentam os vários escalões das modalidades do clube.

No seu discurso, perante várias dezenas de adeptos do clube, o líder benfiquista assegurou que o futuro museu do Benfica será «o melhor museu de todos» os clubes do Mundo.

«Não será um depósito de taças e de documentos, mas um espaço dinâmico de interação entre o passado, presente e futuro», asseverou, garantindo que aquele espaço «vai surpreender os benfiquistas e todo o país».

Num discurso em que não fez qualquer referência ao contexto futebolístico atual, Vieira elogiou a dinâmica do processo de renovação das Casas do Benfica, que disse assegurarem «o presente, mas principalmente o futuro do Benfica como maior clube português».

«Traçámos uma estratégia e estamos a construí-la independentemente do ruído que se gerou à nossa volta. Independentemente do que alguns digam ou escrevam, fazemos um esforço enorme para recuperar a credibilidade do clube e esse é um esforço enorme que não estou disponível para perder», acentuou.

Na sua deslocação a Lagos, onde antes da inauguração foi recebido nos Paços do Concelho do município, Luís Filipe Vieira esteve acompanhado por Pedro Mantorras, que foi recebido em festa pelos sócios do clube.