O dérbi minhoto entre Vitória de Guimarães e Sporting de Braga, marcado para domingo à noite, já está a gerar tensão fora das quatro linhas. Durante a madrugada de segunda para terça-feira, duas tarjas identificadas com as iniciais BL (Bracara Legion, claque afeta ao Sp. Braga) foram colocadas em Guimarães, gerando polémica.

Uma das tarjas, exposta no Largo do Toural, apresentava a mensagem: "Será ela bela e violenta?". Outra, nas imediações do Estádio D. Afonso Henriques e perto do memorial de Neno, continha uma frase ainda mais controversa: "Por cada espanhol extinto, o Minho fica mais limpo!".

Ambas foram retiradas na manhã de terça-feira.

A rivalidade entre os clubes já havia motivado situações semelhantes no passado. Em janeiro de 2023, tarjas ofensivas também surgiram, referindo-se aos adeptos bracarenses como "marroquinos" e aos vimaranenses como "espanhóis".

Face ao incidente, o Sporting de Braga emitiu um comunicado a distanciar-se do ocorrido e a condenar os atos.

"Perante tão obsceno quadro, cabe à Direção denunciar publicamente um ato que instiga à violência e ao ódio e que é imperativo erradicar do futebol e do desporto. Isso mesmo foi reiterado pelo Presidente da Direção do SC Braga ao seu congénere do Vitória SC, num contacto mantido esta terça-feira e que sublinhou a censura absoluta a qualquer mensagem ou comportamento que se desvie da rivalidade sadia que, estamos convictos, deve e vai imperar antes, durante e no final do jogo do próximo domingo", lê-se no comunicado oficial.

O dérbi minhoto é historicamente marcado por grande intensidade, dentro e fora de campo, mas os clubes procuram garantir um ambiente de rivalidade saudável no aguardado embate de domingo.