O dérbi de sábado entre Benfica e Sporting, no Estádio da Luz, é o grande destaque da terceira jornada da I Liga de futebol, com o campeão FC Porto à espera do desfecho do embate entre os rivais.

Agendado para as 19:00, o dérbi testa os dois grandes rivais de Lisboa, com a Luz a receber duas equipas que venceram os primeiros dois jogos e procuram criar desde já distâncias na tabela classificativa.

O Benfica, vice-campeão português, chega ao encontro depois de defrontar, na terça-feira, o PAOK, num empate caseiro a uma bola que deixou os gregos em vantagem, e terá o fator cansaço a ter em conta, uma vez que já disputou três jogos europeus, de qualificação para a Liga dos Campeões, contra zero do Sporting.

Nos 'encarnados', as dificuldades prendem-se com as várias lesões que condicionam as opções de Rui Vitória, com o 'reforço' francês Corchia a juntar-se ao nigeriano Ebuehi, ao brasileiro Jonas, ao chileno Castillo e ao croata Krovinovic na lista de jogadores a contas com problemas físicos.

Do lado dos 'verdes e brancos', o goleador holandês Bas Dost ainda não treinou esta semana, depois de sair ao intervalo da vitória caseira ante o Vitória de Setúbal (2-1), ainda que tenha sido oficializada na terça-feira a contratação do avançado maliano Diaby, ao Club Brugge.

De regresso à Luz como treinador dos 'leões' está José Peseiro, que em 2004/05 perdeu em casa das 'águias' por 1-0, com um golo de Luisão, e 'entregou' o título à 33.ª jornada.

De olho no dérbi estará o campeão FC Porto, que joga duas horas depois em casa com o Vitória de Guimarães, uma vez que poderá 'ganhar' pontos a um ou até mesmo aos dois rivais, em caso de empate.

A boa notícia nos 'dragões' é a reintegração do avançado maliano Marega, que em 2017/18 marcou 23 golos na formação de Sérgio Conceição.

Os 'azuis e brancos' vão querer chegar aos nove pontos para garantir que seguem no topo da tabela seja qual for o resultado do jogo entre os outros 'grandes', perante um Vitória de Guimarães que conta por derrotas os dois jogos disputados na I Liga, além de já ter sido eliminado da Taça da Liga.

A jornada arranca na sexta-feira na Madeira, com o Marítimo a receber o Desportivo de Chaves, num encontro entre duas equipas com três pontos, prosseguindo no sábado com o dérbi, o jogo no Dragão e a receção do Portimonense ao Santa Clara, duas equipas que ainda não venceram.

No domingo, o Feirense recebe o Boavista à procura de conseguir a terceira vitória em outros tantos jogos e continuar no topo da tabela, pelas 16:00, a mesma hora da visita do Nacional, que busca os primeiros pontos, ao Vitória de Setúbal.

Às 18:30, o Tondela recebe o Rio Ave, duas horas antes de o Desportivo das Aves pôr à prova o Sporting de Braga, depois de ser eliminado da Europa e perder pontos na segunda jornada, na visita ao Santa Clara (3-3).

Na segunda-feira, a jornada encerra com o Moreirense a receber o Belenenses pelas 20:15.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.