SC Braga e Vitória de Guimarães empataram, este domingo, sem golos no dérbi minhoto da 12.ª jornada do campeonato português, que se disputou no Estádio AXA. Com este resultado, a equipa vimaranense perde o segundo lugar para o FC Porto, enquanto o SC Braga não consegue ultrapassar o Sporting para se instalar na quarta posição.

O SC Braga começou melhor a partida, mais intenso, e o primeiro aviso foi logo deixado no primeiro minuto, num livre direto batido por Tiago Gomes. Por volta dos 10 minutos, o Vitória de Guimarães ‘acordou’ e Alex teve tudo para inaugurar o marcador, mas o guarda-redes Matheus negou à queima roupa.

O jogo continuou intenso até o choque entre Tiba e Alvez, obrigando o avançado vitoriano abandonar o jogo mais cedo, sendo substituído por Tomané.

A paragem para assistência aos jogadores fez com que o desafio abrandasse de ritmo mas, à passagem da meia hora, voltou a animar. Num canto da direita, Rafa testou os reflexos de Assis, numa grande defesa do guardião brasileiro do Vitória. Logo depois foi a vez de Bernard rematar de longe, ao poste. Na recarga. Bruno Gaspar enviou a bola ao lado.

Tiago Gomes, do SC Braga, saiu ao minuto 36 por questões físicas e o treinador Sérgio Conceição optou pela entrada de Pedro Santos.

Boa primeira parte mas as duas equipas voltaram aos balneários com um nulo no marcador.

A etapa complementar começou com um Vitória de Guimarães mais determinado e um SC Braga competente a defender, mas ambos sem um fio condutor no jogo.

Estavam decorridos 66 minutos, 21 minutos da segunda parte, e os adeptos presentes nas bancadas ainda não tinham visto lances de perigo perto das duas balizas.

O Vitória de Guimarães reclamou (67’) por suposta falta de Pedro Santos sobre Tomané perto da área do SC Braga. Carlos Xistra assim não entendeu e mostrou o cartão amarelo ao avançado vitoriano.

Aos 72 minutos, Rafa entrou na área contrária e, já de ângulo reduzido, rematou cruzado, rente ao poste, criando o primeiro lance de perigo no segundo tempo. Contudo, do outro lado, não surgiu ninguém para finalizar.

Perto do final, Bruno Gaspar viu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Logo de seguida, Salvador Agra, que tinha entrado na segunda parte, viu o cartão vermelho direto num desentendimento com Hernâni, que, também viu o segundo amarelo no minuto seguinte e também foi expulso. Carlos Xistra expulsou três jogadores em dois minutos.

Dérbi minhoto terminou como começou, sem golos. Com este resultado, o Vitória de Guimarães perde o segundo lugar para o FC Porto, descendo agora o terceiro. A equipa de Braga não consegue ultrapassar o Sporting e permanece no quinto lugar.