Rui Vitória disse hoje que a derrota com o Benfica não deixou marcas e que o Vitória de Guimarães quer voltar aos triunfos no sábado, diante da Académica, na 17.ª jornada da I Liga de futebol.

Os minhotos perderam de forma clara no Estádio da Luz (3-0), na ronda anterior, e estiveram longe do seu melhor nível, mas o menor rendimento da equipa não desiludiu o treinador, que defendeu que o jogo não mancha o percurso dos vimaranenses. "Foi um jogo menos conseguido contra uma equipa forte, num contexto difícil, mas os 31 pontos que temos não caíram do céu. Gostava de ter ganhado e de ter tido outro desempenho, mas quem tem tantos jogos tão positivos e com uma entrega tão boa, um jogo não vai deixar marcas, faz parte do crescimento das equipas e tem de servir de mola para o próximo jogo", disse.

Rui Vitória lembrou que, antes da partida com os ‘encarnados’, a equipa vinha de um triunfo por 4-0 em casa, diante do Nacional, e que o desejo é aproveitar o fator casa e o "inferno branco" para retomar as vitórias. O treinador vimaranense frisou ainda que a turma de Coimbra, que apenas venceu um jogo esta temporada, tem bons jogadores, mas ainda não funcionou como equipa, sendo que a atitude do Vitória será sempre a mesma independentemente do adversário, ou seja, fazer "tudo no sentido de querer ganhar".

Os minhotos têm pela frente um ciclo teoricamente mais acessível no campeonato, com três jogos em casa (Académica, Gil Vicente e Belenenses) nos próximos quatro jogos (Penafiel fora), mas Rui Vitória rejeita a ideia de facilitismos, notando que, "já como jogador não gostava quando os treinadores faziam cenários desses, [porque] o futebol é fértil em surpresas".

O Vitória caiu para a quarta posição, estando agora a dois pontos do terceiro, o Sporting, e com três de vantagem sobre o rival de Braga, quinto classificado, mas Rui Vitória garante não estar preocupado com essa luta. "Não ligo nenhuma a isso, a minha preocupação é ganhar mais três pontos e afastar-me o mais possível das equipas que estão abaixo e mostrar que com menos, financeiramente, se pode fazer mais", disse.

O Vitória vendeu nos últimos dias o defesa esquerdo Traoré aos suíços do Basileia, o que o técnico lamenta, porque era um "belíssimo jogador, por alguma coisa era o jogador com mais minutos", mas notou que esta "é a vida do Vitória e dos clubes portugueses". Disse ainda não ter nenhuma garantia de que não vai perder mais jogadores até ao fecho do mercado, a 31 de janeiro, mas também não tem indicadores no sentido contrário.

Vitória de Guimarães, quarto classificado, com 31 pontos, e Académica, 16.ª, com 12, defrontam-se no sábado, às 18h00, no estádio D. Afonso Henriques, em jogo que será arbitrado por Vasco Santos, do Porto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.