O FC Porto está no primeiro lugar do campeonato com uma vantagem de cinco pontos sobre Benfica e Sporting que seguem na perseguição da equipa ‘azul e branca’. Após o triunfo sobre o Estoril relativo à 18ª. Jornada da Primeira Liga, a equipa orientada por Sérgio Conceição está numa situação que o FC Porto desconhecia de a temporada 2011/12: ter cinco pontos de vantagem.

Para encontrar a última vez que os ‘dragões’ estiveram com uma margem de manobra de cinco pontos no campeonato é preciso regressar a uma altura em que Vítor Pereira ocupava o comando da equipa técnico e Hulk era a principal referência dos ‘dragões’.

Na altura, a vantagem de cinco pontos foi decisiva para a conquista do campeonato sobre o Benfica que era orientado por Jorge Jesus. No Sporting, Domingos Paciência era o treinador que arrancou a temporada. No final, os ‘dragões’ foram campeões com seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado Benfica. Os ‘leões’ terminaram em quarto lugar atrás do SC Braga.

Seis anos depois, Sérgio Conceição consegue uma vantagem semelhante à de Vítor Pereira quando faltam 11 jornadas para o final do campeonato em Portugal. Confira aqui todos os jogos que ainda faltam disputar na Primeira Liga.