Atingido um terço da Primeira Liga, o FC Porto segue invicto na prova, com 31 pontos, fruto de dez vitórias e um empate (0-0 em Alvalade). A equipa de Sérgio Conceição beneficiou ainda do 2-2 entre Sporting e SC Braga para aumentar a distância sobre os ‘leões’ para quatro pontos.

Os ‘azuis e brancos’, de resto, estão há cinco jornadas na liderança isolada da prova, o melhor registo desde 2013/14. Nessa temporada, a equipa então orientada por Paulo Fonseca liderou a prova sem companhia durante sete rondas consecutivas.

Por outro lado, refere o jornal A Bola, há 55 anos que os ‘dragões’ não marcavam tantos golos nas 11 primeiras jornadas. Em 1962/63, o conjunto liderado por Jeno Kalmár também somava 30 remates certeiros nas 11 primeiras rondas.

Ora estes números colocam os ‘azuis e brancos’ na elite europeia, lado a lado com poderosos clubes que ainda não sofreram derrotas nos respetivos campeonatos. São eles Barcelona (Espanha), Manchester City (Inglaterra), Paris Saint-Germain (França) e Nápoles (Itália).

Contudo, a equipa de Sérgio Conceição, os ‘citizens’ e os catalães são os únicos que apenas perderam pontos por uma ocasião, somando um total de dez triunfos. PSG e Nápoles, por sua vez, somam uma jornada mais, averbando dez vitórias e dois empates.