Faltam cinco jornadas para o fim da Primeira Liga 23/24, mas ainda não há condenados. A luta pela manutenção está ao rubro, com dez equipas envolvidas, e para já, com 15 pontos em jogo, são 11 os pontos que separam o atual 'lanterna vermelha', Vizela, do 9.º classificado, o Casa Pia. Em posição de descida direta está, também, o Chaves, com o Portimonense no 16.º posto, posição que implica a disputa do play-off de manutenção com o 3.º classificado da Segunda Liga.
Abaixo da linha de água: Vizela (21 pontos), Chaves (22 pontos)
No último lugar - para onde caiu na ronda anterior - está, então, o Vizela, com 21 pontos (a seis do 16.º lugar). Nesta ronda tem um encontro complicado. Visita o terreno do SC Braga e uma derrota pode deixá-lo em ainda piores lençóis. Mas nada ficará matematicamente perdido e na jornada 31 recebe outra equipa igualmente na luta pela permanência, o Rio Ave. Com um triunfo sobre os vilacondenses poderá continuar a sonhar e mais à frente irá receber ainda outra equipa envolvida nesta luta, o Estrela da Amadora. Fora de portas vai ainda defrontar o tranquilo Moreirense e o Boavista (também envolvido nesta batalha.
Segue-se o Chaves, que na jornada anterior foi, precisamente, vencer ao terreno do Vizela, reacendendo as esperanças de se manter no convívio entre os grandes. E os flavienses podem ganhar ainda mais ímpeto se vencerem nesta ronda na receção ao também aflito Estoril. Seguiur-se-á uma visita ao ainda não totalmente salvo Casa Pia, mas depois as coisas complicam-se: nas três últimas jornadas o Chaves defronta dois dos 'grandes' (FC Porto em casa e Sporting fora), recebendo pelo meio o Famalicão.
Em posição de play-off: Portimonense (27 pontos)
Cinco pontos acima da zona de descida direta, mas nada tranquilo, está o Portimonense. Mas seguem em posição de play-off, o que poucas garantias dá, ainda para mais se tivermos em conta que desde que esse play-off foi implementado tem sido sempre a equipa da Segunda Liga a levar a melhor.
Os algarvios somaram quatro importantes pontos nas duas últimas jornadas e vão agora visitar o Famalicão, antes de receber o Moreirense (duas equipas já tranquilas).
Depois visitam o terreno do líder, Sporting, e termina o campeonato com uma receção ao Rio Ave (atual 11.º classificado, com mais 3 pontos do que o Portimonense) e uma visita ao vizinho Farense, na última ronda, num duelo que se poderá revelar decisivo.
A respirar com dificuldade: E. Amadora e Estoril (28 pontos), Boavista e Gil Vicente (29 pontos)
Apenas um e dois pontos acima do 16.º posto - e portanto nada tranquilas - surgem quatro equipas. Com 28 pontos, o Estrela da Amadora visita este sábado o Boavista, que soma 29. Quem ganhar poderá começar a respirar um pouco melhor, mas quem perder pode até cair um lugar na tabela. Os tricolores vão, depois, medir forças com mais três equipas também envolvidas nesta luta (Farense e Gil Viente, em casa, e Vizela, fora), jogando ainda no terreno do Arouca.
Os axadrezados, que não ganham há quatro jogos, nos quais só somaram um ponto, vão depois defrontar fora de casa duas equipas que lutam pelo 3.º lugar (V.Guimarães e FC Porto) e receber duas envolvidas na guerra da manutenção (Gil Vicente e Vizela).
Também com 28 pontos está o Estoril. Os canarinhos já viveram períodos de algum fulgor esta época (até estiveram na final da Taça da Liga), mas estão em sofrimento na luta pela permanência, embora só tenham perdido uma vez nas últimas quatro jornadas. Nesta 30.ª ronda vão visitar o Chaves e o resultado pode afetar muito o futuro do conjunto da linha, que em casa vai depois ter duelos com Famalicão e Sporting. Fora vai defrontar outro aflito, o Farense, e fechará o campeonato com uma deslocação ao terreno do Morereinse.
Com 29 pontos está um Gil Vicente que vem de quatro derrotas consecutivas e não vence há sete jogos, sendo a equipa da Primeira Liga que há mais tempo está sem ganhar (desde 18 de fevereiro). Vai agora visitar o Moreirense, recebendo de seguida o Arouca (duas equipas tranquilas na tabela). Depois, a fechar o campeonato, três duelos diretos com rivais na luta pela permanência: visita ao Boavista, receção ao Ferense e deslocação à Reboleira para defrontar o Estrela da Amadora na última jornada.
Ainda não totalmente tranquilos: Rio Ave (30 pontos), Farense (31 pontos) e Casa Pia (32 pontos)
Um pouco mais acima, mas ainda longe de estarem a salvo de caírem para o lugar de play-off ou mesmo, até, num cenário ainda possível, para os lugares de promoção, estão mais três equipas.
O Rio Ave é 11.º, com 30 pontos, apenas mais três do que o 16.º classificado. Os vilacondenses até são, neste momento, a equipa que, a seguir ao Sporting, há mais tempo não perde na Primeira Liga. São sete jogos sem conhecer o sabor da derrota. Só que nesses sete jogos...somou seis empates e apenas uma vitória. Vai agora receber o Arouca, defrontando depois, por esta ordem Vizela (fora), V.Guimarães (casa), Portimonense (fora) e Benfica (casa).
Também o Farense e Casa Pia têm vindo em crescendo nas últimas jornadas. Os conjunto de Faro, com 31 pontos, vêm de uma vitória e um empate. Vai agora receber o Benfica, na segunda-feira, mas depois terá quatro duelos com quatro equipas também na luta pela sobrevivência. Visita Estrela da Amadora e Gil Vicente, recebe Estoril e Portimonense.
Quanto aos gansos, no 9.o lugar, com 32 pontos e respiram agora com algum fulgor, mas nada está garantido. Seguem-se dois jogos no seu terreno, ante FC Porto e Chaves, visitando depois o Braga. Novo jogo em casa, frente ao Moreirense, antecede a visita ao Famalicão, na última jornada.
Comentários