Frederico Varandas concedeu uma longa entrevista ao canal do clube em que abordou a atualidade 'leonina': esclareceu a saída de Keizer e o perfil que pretende para o próximo treinador da equipa, explicou a abordagem ao mercado e a não saída de Bruno Fernandes, e reagiu às críticas de que tem sido alvo, entre outros assuntos.

Frases marcantes da entrevista de Frederico Varandas

[Saída de Keizer] -  "A derrota na Supertaça, para mim, marcou muito, e a confiança de Keizer baixou e isso sentiu-se a passar ao grupo."

- "Foi uma decisão ponderada depois do que aconteceu a partir de 4 de agosto. E há quem diga: para isso devia ter saído no final da época. Mas alguém ia despedir um treinador que tinha ganho uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal naquelas condições? Alguém fazia isso?"

- "Leonel Pontes não tem prazo, tem uma tarefa: depois estaremos cá para tomarmos as decisões que temos de tomar. Não foi escolhido para treinador dos sub-23 por acaso."

[Próximo treinador] - "Não pode ter medo de apostar na formação, porque é o futuro."

[Bruno Fernandes] - "Quando recusei a proposta do Tottenham, a primeira coisa que fiz foi ir à Academia e explicar ao Bruno Fernandes e ele percebeu perfeitamente. E isto não implica que ele desista dos seus sonhos, eu quero jogadores que tenham o sonho de ir para a Premier League, de ir para o Real Madrid. Mas ele percebeu que o valor que estavam a dar não era justo."

- "O Bruno Fernandes vai ver revisto o seu contrato, não porque está previsto, mas porque merece. Ele merece que sejam revistas as suas condições até para que sirva de exemplo para os outros jogadores."

- "Se eu gostava de ter o Jesé de há três anos? Não, e disse isso ao jogador. Recolhi informações com quem partilhou o balneário com ele e sei como está dentro e fora de campo."

- Além de gostar de Bas Dost como homem e profissional, assumo que gostava de ter Bas Dost no plantel. Mas quando ouço um jogador a dizer em maio que não quer ficar, e quando esse jogador, paralelamente a esse desejo, significa um custo de 5,9 milhões de euros por ano... "

- "Ao primeiro desaire lá saem os esqueletos do costume... Mas deles todos, não ouvi nem uma palavra quando ganhámos a Taça da Liga e de Portugal."

- "Não tenho medo do caminho das pedras, já andei sobre lama, pedras e até a dispararem sobre mim, haja cães a ladrar, haja tiros, este é o caminho que o Sporting vai fazer."