Quadros de Benfica, FC Porto e Sporting vão dar formação numa acção de Gestão do Futebol Profissional, em Março, que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol e do Instituto do Desporto de Portugal.

A formação, da responsabilidade da Quest, empresa de consultadoria e formação na área do desporto, além de contar com o contributo dos três “grandes”, em termos de formadores, tem ainda os estádios da Luz, Dragão e Alvalade como cenário para os módulos de gestão de equipamentos desportivos, organização de jogos e marketing aplicado ao futebol.

Em comunicado, Ricardo Balbeira, da Quest, avança que os clubes acolheram a “ideia de braços abertos, reconhecendo a importância de recursos humanos altamente qualificados no contexto do futebol actual”.

A formação dá direito à realização de estágios em seis clubes de futebol profissional, nomeadamente Sporting, Marítimo, União de Leiria, Académica, Paços de Ferreira e Leixões.

“Entendemos ser essencial que os finalistas deste nosso curso possam aplicar o que aprenderam num contexto de trabalho”, afirmou Ricardo Baldeira.

De acordo com o responsável, estão confirmados formadores oriundos das principais instituições e clubes portugueses, além da Federação Portuguesa de Futebol, Liga e Instituto Desporto Portugal.

Emanuel Macedo de Medeiros, director geral executivo da Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional (EPFL), é também um dos oradores convidados, além de Paulo Futre, entre muitos outros, para o curso que terá 10 módulos com temas essenciais para que os formandos fiquem habilitados a desempenhar funções em clubes de futebol profissional.