O desafio deste sábado em Alvalade será o reencontro entre Domingos Paciência e o FC Porto desde a final da Liga Europa, em Dublin, a 18 de Maio. Na altura, Paciência defendia as cores do Sporting de Braga e pela frente tinha um Super Porto de André Villas-Boas, já campeão nacional 2010/11.

A história de Domingos Paciência, como jogador de futebol, está quase toda ela ligada aos Dragões. Jogador portista desde 1982 até 2001, tendo apenas nas épocas 1997/98 e 1998/99 vestido a camisola do Tenerife de Espanha.

A sua carreira como treinador começou no mesmo ano que pendurou as botas, como treinador adjunto do FC Porto B, cargo que ocupou até 2004.

Depois de União de Leiria e Académica, Domingos Paciência chega então, em 2009, ao Sporting de Braga, onde acabou por ser reconhecido como um dos mais talentosos e promissores treinadores portugueses da atualidade.

Na sua primeira época como Guerreiro do Minho, Paciência levou a equipa até ao segundo lugar e um inédito passaporte para a Liga dos Campeões.

No ano seguinte, é despromovido da liga milionária mas consegue alcançar uma vaga na final da Liga Europa em Dublin, contra o vizinho FC Porto. Na capital irlandesa, os bracarenses saíram derrotados por 1-0 mas aclamados pelos adeptos presentes no estádio.

A 07 de Janeiro, Domingos Paciência, agora treinador do Sporting, volta a medir forças contra aquela que é considerada "a equipa do seu coração". sem Villas-Boas mas com Vítor Pereira no comando dos Dragões.