A história das receções do FC Porto no seu reduto para o campeonato português já é bem longa e conheceu o primeiro capítulo no antigo Estádio do Lima.

O primeiro encontro entre estes dois históricos no futebol português parece ter sido o diapasão para as restantes 81 partidas que se seguiram até ao momento. Nesse primeiro embate, o FC Porto - na já longínqua temporada de 1934/35, venceu o Benfica por 2-1, com golos de Lopes Carneiro e Pinga. Alfredo Valadas marcou o tento de honra.

Em 82 confrontos, o FC Porto venceu em 61 % das ocasiões . Ou seja, obteve cerca de 50 vitórias, contra 19 empates e apenas 13 triunfos encarnados. Num confronto que conheceu vários palcos (estádio do Lima, estádio das Antas e mais recentemente o Dragão), o FC Porto tem uma média de golos nesses confrontos de 1,98 por jogo. O Benfica também tem um registo interessante e conta com uma média, no covil do dragão, de cerca de 1,16 golos por partida. São os números que o dizem: É quase certo que vão haver golos no próximo domingo. Nesses confrontos, O FC Porto marcou 162 golos em sua casa e o Benfica, 95.

O FC Porto venceu 10 clássicos consecutivos frente ao Benfica, entre 5 de março de 1995 e o dia 21 de setembro de 2003. Perder no seu reduto de forma consecutiva aconteceu por três vezes, entre 16 de fevereiro de 1975 e 28 de maio de 1978.

Apesar de ter um histórico muito negativo na casa do rival, o Benfica marcou em 67% dos jogos. Durante 14 jogos consecutivos, os encarnados não conheceram o sabor da vitória na casa do adversário.

Na temporada passada, em 2015/2016, o FC Porto recebeu o Benfica na jornada 5 do campeonato e venceu por 1-0. André André foi o autor do golo à passagem dos 86 minutos.

A última vitória do Benfica aconteceu há duas temporadas atrás, em 2014/2015. Vitória do conjunto da Luz por 2-0, com Lima a marcar os dois golos do triunfo.

Rui Vitória vs FC Porto

No próximo fim-de-semana o Benfica desloca-se ao estádio do Dragão na condição de líder do Campeonato e com cinco pontos de vantagem sobre os azuis-e-brancos. Rui Vitória vai tentar quebrar um enguiço. O técnico "encarnado" nunca conseguiu vencer no Dragão.

Nas sete partidas em que visitou a casa do azuis-e-brancos na condição de treinador, e ao leme de quatro clubes diferentes (Benfica, V. Guimarães, Paços de Ferreira e Vilafranquense), saiu derrotado em seis ocasiões. Curiosamente foi com os ‘castores’ que o agora técnico do Benfica conquistou o único ponto na carreira. Um empate a três bolas, na época de 2010/2011.

Benfica e FC Porto medem forças no próximo domingo, em partida da 10ª jornada da I Liga. Encontro tem início às 18h00.