Mais do que um simples jogos, um clássico, como o FC Porto-Sporting, é sempre um duelo entre jogadores das duas equipas. Este ano, no Dragão, um dos mais interessantes será certamente o que se desenrolará entre Fredy Montero e Jackson Martínez, os dois avançados colombianos que lideram a tabela de melhores marcadores e têm sido decisivos no trajeto das duas formações até ao momento.
Comecemos então elo avançado do Sporting, Fredy Montero. O número 17 dos leões é, possivelmente, o jogador do momento não só em Alvalade como no próprio campeonato nacional. Chegou a Portugal como um desconhecido mas depressa mostrou credenciais. O que muitos chegaram a apelidar de sorte de principiante já tem contornos mais sérios: Montero é o melhor marcador da liga, com nove golos em sete jogos, uma média de 1,29 golos por jogo. Já com um bis e um hat-trick no currículo, o colombiano precisa de apenas 69 minutos para fazer o gosto ao pé e já relegou ao esquecimento o holandês Wolfswinkel. O peso de Montero na equipa dos leões é evidenciado também nos números e explica o começo auspicioso dos verde e brancos: só o colombiano já marcou 47% dos golos da equipa de Alvalade.
O colombiano chegou a Alvalade num negócio de que se desconhecem alguns pormenores, mas que em suma se efetivou num empréstimo de cinco anos por parte dos Seattle Sounders. Um verdadeiro desconhecido, que a julgar pelo começo de época vai ficar a ser famoso entre as defesas portuguesas.
Do lado azul e branco, Jackson Martínez é o homem golo. O Cha Cha Cha já tem credenciais firmadas depois de uma época em que preencheu, e bem, a vaga deixada em aberto pela saída de Radamel Falcao. Na sua estreia em Portugal, Jackson foi o melhor marcador da liga portuguesa, com 26 golos, quatro bis, um hat-trick e 37% dos golos da equipa que se viria a sagrar campeã nacional.
Já este ano, o colombiano continua de pontaria afinada: em sete jogos soma sete golos e também já faturou na Liga dos Campeões. A influência na produtividade da equipa é evidente, com 47% dos golos da formação portista.
O confronto entre os dois colombianos é um dos duelos mais aguardados do jogo de domingo à noite.
Montero já marcou ao Benfica este ano e estreia-se no palco da cidade invicta. Jackson reencontra o Sporting, a quem no ano passado marcou um dos mais belos golos do campeonato. A julgar pelos artistas da linha avançada dos dois conjuntos, o espetáculo está garantido.
Comentários