O Benfica acaba de confirmar a contratação do lateral esquerdo espanhol Álvaro Fernández Carreras junto do Manchester United.

"Álvaro Carreras, de 20 anos, é reforço da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica. O defesa-esquerdo espanhol chega ao clube proveniente do Manchester United, por empréstimo até ao final da época, com opção de compra. O lateral vai vestir a camisola com o número 3", pode-se ler num curto comunicado publicado no site oficial do Benfica na internet.

Num pequeno vídeo que acompanha o anúncio da contratação, o lateral esquerdo de 20 anos que se encontrava no Granada apresentou-se também aos adeptos encarnados.

"O meu pé esquerdo é o meu maior tesouro e agora é para o Benfica. Vamos", disse o lateral-esquerdo.

É um passo em frente, estou muito agradecido pela confiança e com vontade de começar já", disse o internacional sub-21 espanhol à BTV.

O jogador deixou ainda as suas expectativas para o percurso na Luz e uma promessa aos adeptos benfiquistas: "Quero dar tudo o que tenho de mim, ajudar e alcançar todos os objetivos. A ambição é poder conseguir os objetivos da equipa e ainda os individuais. Prometo deixar tudo em campo para o conseguirmos".

"O Benfica é um clube gigante, com adeptos incríveis e tenho muita vontade de começar já a jogar aqui", finalizou.

Benfica não deu detalhes mas Fabrizio Romano explicou contornos do negócio

O jornalista Fabrizio Romano já tinha confirmado o negócio na noite desta terça-feira. De acordo com o jornalista italiano, especialista em mercado de transferências, os encarnados recebem o esquerdo de 20 anos por empréstimo dos red devils até ao final da época, ficando a SAD encarada com opção de compra de seis milhões de euros.

Se o jogador espanhol começar 50 por cento dos jogos a titular até ao final desta temporada 2023/24, o Benfica terá obrigação de comprar o seu passe, ficando o Manchester United com uma opção de recompra, cujo valor não foi divulgado.

Esta tarde, Matteo Tognozzi, diretor desportivo do Granada, já tinha o jogador como perdido.

"Havia uma cláusula no contrato dele e o jogador e o Manchester United pediram para sair. Não nos sentimos desiludidos, fizemos todo o possível e é uma decisão do jogador e do seu clube. Os jogadores que não querem estar no Granada não têm de continuar no Granada, é simples. Temos pela frente um objetivo muito importante e precisamos de jogadores que queiram lutar por esse objetivo", disse o dirigente italiano do emblema espanhol.

Com a chegada de Álvaro Fernández, o Benfica fica com três laterais esquerdos no plantel, uma vez que já tinha Jurasek e Bernat. O espanhol está a contas com uma pubalgia e não deverá ser opção tão cedo. Jurasek não rendeu o que Schmidt esperava, pelo que o técnico alemão tem optado por jogar com o central Morato como lateral esquerdo.

Chegada de Álvaro Fernández confirma força do Benfica no mercado

O lateral esquerdo é o segundo reforço a ser anunciado nesta abertura do mercado de transferências, depois de o Benfica oficializar no início de janeiro a chegada do avançado brasileiro Marcos Leonardo, proveniente do Santos.

Álvaro Fernández chega ao Benfica num momento em que os campeões nacionais procuravam soluções para o lado esquerdo da defesa, que tem sido ocupado pelo defesa central Morato, e quando Bernat, lesionado, e David Jurásek não têm sido opções.

O lado esquerdo da defesa tem sido um problema para a equipa ‘encarnada’, com Roger Schmidt ainda à procura de soluções, após a saída no final da época de Alex Grimaldo (Bayer Leverkusen), que terminou contrato, e de Ristic (Celta Vigo), que não entrava nas contas do treinador.

Álvaro Fernández, formado no Deportivo da Corunha e no Real Madrid, assinou pelo Manchester United ainda júnior, mas nunca jogou pela equipa principal dos ‘red devils’, sendo emprestado na última época ao Preston e já nesta ao Granada.

Pelo Granada, 19.º e penúltimo da Liga espanhola, Fernández fez 14 jogos, mas apenas seis a titular.

Além das chegadas de Marcos Leonardo e Álvaro Fernández, o Benfica ainda deverá oficializar no final deste período de transferências, o jovem extremo argentino Gianluca Prestianni, ex-Vélez Sarsfield, que apenas poderá ser formalizado quando fizer 18 anos, em 31 de janeiro.