Elias podia ter sido reforço do Benfica em 2011. Os 'encarnados' estavam interessados no médio brasileiro mas a sua opção acabou por ser o Atlético Madrid. A revelação foi feita pelo próprio Elias, em entrevista ao jornal 'A Bola'.

"Quando surgiu o telefonema do Sporting para voltar [da segunda vez, em 2017], causou-me surpresa, por tudo aquilo que tinha vivido anos atrás. Mas era um pedido do treinador, Jorge Jesus. Ele queria trabalhar comigo já nos tempos do Benfica. Até chegámos a ter uma negociação em andamento, estava tudo acertado, mas não aconteceu e fui para o Atlético Madrid. Desde 2011 que ele queria contar comigo", contou Elias.

A chamada de Jorge Jesus convenceu o médio a deixar o Brasil e regressar ao Sporting para disputar a Liga dos Campeões.

"Não pensei duas vezes. Regressei pelo Sporting, pelos adeptos, por Portugal, para disputar uma sonhada Liga dos Campeões, mas, principalmente, pelo treinador [Jorge Jesus]", confessou.

Na entrevista ao jornal 'A Bola', Elias contou que, se pudesse voltar atrás, não teria regressado ao clube de Alvalade em 2017.

"Se pudesse, talvez mudasse o que aconteceu na segunda passagem, quando voltei do Flamengo. Se tivesse havido um pouco mais de diálogo e um pouco mais de sensatez das pessoas que poderiam ter evitado aquilo que passei... Estava bem no Brasil, vinha de uma boa temporada no Flamengo, cotado até mesmo para disputar o Mundial, e acabei por regressar ao Sporting, numa expectativa de ser reintegrado na equipa. E acabei na equipa B. Estava no auge e fui encostado, sem jogar futebol, sem poder dar sequência à carreira. Poderia ter tido uma nova oportunidade, tenho certeza que poderia ter ajudado o Sporting naquela altura", atirou.

Elias foi comprado pelo Sporting ao Atlético Madrid em janeiro de 2012. Deixou depois o clube de Alvalade para jogar, por empréstimo, on Flamengo. Voltaria ao Sporting que o venderia mais tarde ao Corinthians, onde esteve três épocas. Voltou ao Sporting em 2017, clube que o venderia ao Atlético Mineiro no mesmo ano.