A derrota como Benfica em pleno Dragão atirou o FC Porto para uma desvantagem de seis pontos em relação ao seu rival, que lidera a Liga. Nos últimos 20 anos, este é o pior desempenho dos "azuis-e-brancos" na Liga, à 13.ª jornada, no que aos lugares de topo diz respeito.

Esta é também a terceira vez em duas décadas que os "dragões" estão em desvantagem em relação ao líder da prova. Nas outras duas ocasiões em que aconteceu, o título não foi para a Invicta. Motivos para preocupações no Dragão.

Em 2009/2010, Jesualdo Ferreira tinha 29 pontos à 13.ª ronda, contando com nove vitórias, dois empates e duas derrotas. Na temporada passada, com Paulo Fonseca, os "dragões" tinham 30 pontos, frutos de nove vitórias, dois empates e uma derrota. Em ambos os casos, o FC Porto não conseguiu recuperar a desvantagem para líder Benfica, de Jorge Jesus.

Os 28 pontos em 13 jogos também entram para a galeria dos piores arranques dos últimos anos. Pior só em 2004/2005 (25 pontos) e 2008/2009 (27 pontos) mas nestas duas épocas o FC Porto estava, ou no topo, ou a partilhar a liderança com outro clube.

A recuperação de Vítor Pereira faz os portistas sonharem com o título, mesmo estando há seis pontos do Benfica. Na temporada 2011/2012, o FC Porto tinha cinco pontos de desvantagem em relação ao Benfica, à 17.ª jornada. E na época 2012/2013 tinha quatro pontos de atraso, à 23.ª jornada, numa altura em que a Liga tinha apenas 30 rondas.

Depois da derrota com o Benfica, Lopetegui disse, em conferência de imprensa, que estava convicto que o FC Porto iria ser campeão. Paulo Fonseca já tinha tido o mesmo discurso na temporada passa mas acabou despedido, mesmo antes do final da época. Os "dragões" tiveram de contentar com o terceiro posto.