"A Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol vem por este meio informar todos os seus sócios, adeptos, comunicação social e demais interessados que Jorge Costa abandonou o comando técnico da Académica, pedindo a sua demissão durante o dia de ontem por motivos de ordem pessoal", lê-se no comunicado.

O clube acrescenta que "após explicar internamente" a situação, no início do treino de hoje, "os próximos treinos serão orientados pelos treinadores adjuntos Ricardo Chéu, Virgílio Fernandes e Rui Correia".

"A direcção da Académica irá analisar a situação e encontrar a melhor solução, sempre com o objectivo de garantir a estabilidade e o bom desempenho desportivo que a equipa vinha apresentando até ao momento", sublinha.

Jorge Costa, de 39 anos, ex-futebolista internacional português, deixa a Académica na nona posição da Liga, com 18 pontos (cinco vitórias, três empates e seis derrotas).

Depois passar quase toda a sua carreira de jogador no FC Porto, Jorge Costa fechou esse ciclo no Standard Liège, Bélgica, em 2005/06, e iniciou o percurso como treinador no Sporting de Braga (2006-2008), antes de passar pelo Olhanense (2008-2010) e ingressar esta época na Académica.