Em contagem decrescente para o dérbi entre Benfica e Sporting, o SAPO Desporto esteve à conversa com Manuel Fernandes, um experiente nestas andanças.

O ex-capitão leonino disputou 33 dérbis frente aos encarnados e espera mais uma vez um grande equilíbrio no Estádio da Luz:

"É sempre um jogo de 50/50. Em termos classificativos, o Benfica está melhor e mais moralizado, mas quando se entra num jogo desta natureza nada disso conta", explicou o antigo avançado.

Manuel Fernandes, que acredita que o dérbi se vai decidir no "pormenor" e na "criatividade" dos jogadores, também não olha ao momento de forma das duas equipas: "Muitas vezes o Benfica está melhor e o Sporting ganha e noutras alturas o Sporting está melhor e o Benfica ganha", argumentou, analisando ainda os últimos jogos dos rivais:

"No último mês, vimos o Benfica a cair um pouco e um Sporting a jogar muito bem, mas que deitou tudo a perder neste jogo frente ao Marítimo", atirou.

Ainda assim, o ex-jogador parece ter uma certeza quanto ao dérbi: "Este jogo não conta nada. Ainda é muito cedo. Mas se o Sporting perder e ganhando o FC Porto e o SC Braga as coisas podem-se complicar mais", explicou.

Esta é a altura em que se começam a fazer as apostas para as opções dos dois técnicos e, do lado do Benfica, Manuel Fernandes espera uma equipa igual a si mesma: "Eu quase que aposto que o onze vai ser a primeira equipa que Roger Schmidt colocou, com David Neres de um lado e Rafa do outro. São dois jogadores que requerem grande atenção do meio-campo e defesa do Sporting, que também tem jogadores no ataque que fazem jogadas maravilhosas", argumentou.

Já do lado dos Leões, o antigo futebolista aponta as fichas nas alas: "O Edwards e Trincão têm de estar a um nível elevado, o Paulinho a jogar como tem jogado para a equipa. O Sporting também vive muito daqueles dois laterais [Nuno Santos e Porro]. Qualquer um deles cria problemas à defesa adversária e aproveitando os cruzamentos deles é meio caminho andado para o sucesso", referiu.

A verdade é que a temporada ainda está longe de terminar e neste momento a equipa de Rúben Amorim encontra-se em quarto lugar do campeonato, a lutar pela Taça da Liga e pela Liga Europa. Sobre o futuro, Manuel Fernandes, mostra-se otimista:

"O Sporting tem equipa para lutar e para na Liga Europa ir o mais longe possível. No título, não é só ganhar ao Benfica, mas manter a senda das últimas vitórias seguidas", apontou, referindo ainda qual o jogo em que acredita que o Sporting se afastou mais na corrida pelo título:

"Na minha opinião, o Sporting está mais longe do título porque perdeu um jogo em casa com o Chaves e eu acho que a equipa não merecia. O Sporting tem muitas derrotas nesta primeira volta e espero que na segunda volta seja o contrário", concluiu.

O dérbi entre Benfica e Sporting, com pontapé de saída este domingo às 18h, pode ser acompanhado, AO MINUTO, aqui no SAPO Desporto!