A equipa B do Vitória de Guimarães, que vai competir na Liga de Honra de futebol, realizou hoje o primeiro treino da temporada e o treinador, Luiz Felipe, quer mais jogadores da formação na equipa principal.

«O primeiro objetivo da equipa B é formar e potenciar jogadores, dar continuidade à formação para que eles possam estar mais perto de integrar a equipa A. A matéria-prima é a melhor que há, são nossos, trabalhados por nós. Conheço-os bem, futebolisticamente e como homens, têm muita vontade de vencer e representar este clube», afirmou o técnico na conferência de imprensa que antecedeu o treino.

Para o responsável, que treinou durante vários anos equipas dos escalões jovens do Vitória de Guimarães, «este projeto é o ideal para ser uma 'auto-estrada' para a equipa A e devia sempre existir independentemente da situação financeira do clube».

Apesar das dificuldades financeiras do clube, Luiz Felipe manifestou total confiança no projeto que agora se inicia e não se mostrou preocupado com a indefinição do plantel, frisando que, no conjunto das duas equipas, vai haver «matéria humana suficiente para trabalhar».

Apesar de não ter treinado e do clube ainda não o ter oficializado, o técnico já falou de Kanu, jovem defesa central brasileiro que jogou na época passada no Vizela por empréstimo do Sporting de Braga, como reforço da equipa.

«O Kanu vem para trabalhar, se for melhor que os outros joga na A, senão terá que esperar, mas isso é igual para todos os jogadores. Ninguém vem com o estatuto de A ou B, mas com a ideia de servir o Vitória», disse.

O avançado Tiago Almeida, que na última época jogou no Pinhalnovense por empréstimo do Belenenses, iniciou hoje um período à experiência na equipa B.

Oficialmente, o plantel é composto pelos seguintes jogadores: o guarda-redes André Preto (ex-júnior), os defesas Gonçalo (ex-Tourizense), Josué (que regressa do empréstimo ao Desportivo de Chaves), Kaká (regressa do empréstimo ao Limianos), Paulo Oliveira (regressa do empréstimo ao Penafiel), Pedro Lemos (ex-júnior) e Vítor Bastos (regressa do empréstimo ao Atlético).

Médios são seis: Bruno Alves (regressa do empréstimo ao Amarante), Rafael Crivellaro (regressa do empréstimo ao Trofense), Dinis (regressa do empréstimo ao Trofense), João Pedro (ex-júnior), Rafael Vieira (regressa do empréstimo ao Ribeirão) e Tiago Rodrigues (regressa do empréstimo ao Amarante).

Constam ainda do plantel os avançados Areias (ex-júnior), Cilmar (regressa do empréstimo ao Lousada), Diogo Lamelas (regressa do empréstimo ao Amarante), Fábio Fortes (regressa do empréstimo ao Mirandela), Luís Rocha (ex-júnior), Marco Matias (regressa do empréstimo ao Freamunde), Rafa (regressa do empréstimo ao Portimonense) e Tomané (regressa do empréstimo ao Limianos).