O Estádio da Luz celebra neste dia, 25 de outubro de 2017, 14 anos de existência.

No dia em que se celebra mais um ano de existência no nino da 'águia', recordamos 14 números que fizeram parte da história dos 'encarnados'.

410: jogos já disputados no Estádio da Luz, incluindo jogos do conjunto principal, equipa B, seleção nacional, jogos particulares ou oficiais.

16.068.769: espetadores que já passaram pelas bancadas do Estádio da Luz nos últimos 14 anos. É o equivalente à população de um Portugal e meio.

1.389.541: espetadores registados em 2016/2017, a melhor temporada de sempre em termos de assistências no reduto 'encarnado'.

64.591: espetadores que assistiram ao encontro entre o Benfica e o Vitória de Guimarães, na época passada, sendo o maior número de sempre de adeptos presentes no Estádio da Luz.

263: vitórias do Benfica em sua casa, no total de 354 encontros oficiais. No campeonato são 159 triunfos.

258: jogos oficiais realizados por Luisão no Estádio da Luz, sempre como titular. O capitão 'encarnado' é o único jogador que faz parte do plantel desde o início deste campo.

105: golos marcados por Cardozo no Estádio da Luz, o maior número de golos marcados por qualquer jogador do Benfica em casa.

20: títulos conquistados pelo Benfica desde que foi inaugurado estádio: seis ligas portuguesas, três Taças de Portugal, quatro Supertaças e sete Taças da Liga

23: anos que o Benfica teve sem chegar a uma final europeia. A 2 de maio de 2013, os 'encarnados' viriam a vencer o Fenerbahce por 3-1, em encontro das meias-finais da Liga Europa, garantindo assim a chegada à final da competição europeia.

8-1: maior goleada da história do Benfica no Estádio da Luz. O resultado desnivelado ocorreu a 31 de agosto de 2009, quando as 'águias' receberam o Vitória de Setúbal.

9: número de jogadores que conquistaram a Bola de Ouro que jogaram no Estádio da Luz. Foram eles Zidane, Luís Figo, Owen, Nedved, Ronaldinho Gaúcho, Cannavaro, Kaká, Messi e Cristiano Ronaldo.

2-1: primeiro resultado conseguido pelo Benfica no Estádio da Luz. Na inauguração do novo estádio, os 'encarnados' receberam e venceram o Nacional de Montevideu por 2-1. Nuno Gomes fez os golos do Benfica, enquanto que Alvaro Mello fez o golo de honra dos uruguaios.

2014: ano em que o Estádio da Luz recebeu a final da Liga dos Campeões. O campo do Benfica foi o escolhido para receber a final da maior competição europeia a nível de clubes. Real Madrid defrontou o Atlético de Madrid e a vitória viria a sorrir ao conjunto 'blanco', derrotando os 'colchoneros' por 4-1, após prolongamento. Cristiano Ronaldo marcou, de grande penalidade.

2004: ano em que o Estádio da Luz recebeu a final do Campeonato Europeu de futebol. Apesar de ser o palco do jogo mais importante da competição, que colocou frente a frente Portugal e Grécia, a verdade é que este jogo é de má memória para a seleção lusa, que perdeu com o conjunto helénico por 1-0.

Fonte: Record, SL Benfica, zerozero.pt

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.