Arranca hoje no Estádio da Luz a edição 2018/2019 da Primeira Liga de Futebol. O Benfica recebe o Vitória de Guimarães, num jogo que será transmitido pela Benfica TV.

Para quem prefere ver os jogos na TV, já sabe que esta época terá de 'abrir os cordões à bolsa' para não perder nada do que se passa no futebol europeu. Isto porque há mais um canal no mercado, com novos conteúdos, mais opções, mas também mais despesas. Se tivermos em conta todos os preços dos canais premium, o amante do desporto-rei pode vir a gastar 43,79 euros, entre Sport TV, BTV e Eleven Sports.

Queda do monopólio da Sport TV e  aparecimento da Eleven Sports faz disparar custos

Até 2012, a Sport TV manteve o monopólio dos conteúdos premium de desporto, já que era a única a 'mandar' no mercado televisivo de desporto em Portugal. Foram 15 anos em situação de monopólio, quebrado em 2012 com a entrada em cena da Benfica TV. O canal do clube da Luz transmitia os jogos da equipa principal de futebol do Benfica da Primeira Liga em casa, além de oferecer ainda jogos das modalidades dos clubes e dos escalões de formação. O canal do Benfica, que passou a ser pago, ao custo de 9,99 euros por mês, foi apostando em novos mercados, 'roubando' a Sport TV alguns campeonatos como a Premier League, Liga Francesa, Liga Italiana, que passaram para a BTV. Mais tarde a empresa de Joaquim Oliveira viria a recuperar todos estes campeonatos. Mas os jogos do Benfica em casa na Primeira Liga vão continuar na BTV até 2019, após acordo entre o canal e a NOS.

Mas a entrada em cena da Eleven Sports esta temporada veio mudar o cenário dos conteúdos premium de desporto em Portugal. O novo canal 'tirou' a Liga dos Campeões e a Liga Espanhola à Sport TV, além de também aumentar a fatura dos amantes do desporto-rei. É que o novo canal vai custar 9,99 euros por mês, o que implica que quem quiser ver todas as competições de futebol, terá de desembolsar perto de 44 euros, sem contar com o serviço por cabo que acarreta outros custos.

Para já, o novo canal da Eleven Sports, a ser lançado no dia 15 de agosto, está apenas disponível na Nowo, estando a operadora em negociações com a NOS, Vodafone e MEO para a partilha dos conteúdos da Eleven Sports. Além da Liga dos Campeões, o novo canal vai passar a transmitir a Liga Espanhola, cujos direitos de transmissão foram adquiridos pela Eleven Sports por três temporadas. Além de garantir a Champions e La Liga em exclusivo para Portugal, a empresa britânica conta com um total de sete provas internacionais de futebol, já que detém as Ligas belgas, escocesa, Youth League da UEFA. A partir da próxima época terá ainda a Liga alemã. De recordar que todas estas provas, exceto a Liga Escocesa, estavam nas mãos da Sport TV.

Os custos para ver futebol na TV

A Eleven Sports terá na Nowo dois canais em transmissão linear, mais quatro pop-up que aparecem só quando há sobreposição de horários dos jogos. Quem tiver contrato com outra operadora, poderá ter acesso aos canais via streaming, mas o preço mantém-se: 9,99 por mês.

Mas, além dos quase 44 euros para todos estes canais de desporto por subscrição, é preciso ter em conta que, para ter estes serviços, terá de subscrever um dos serviços das operadoras: fibra, cabo ou satélite.

Por exemplo, a Nowo, não tem cobertura em todo o território português, o que implica que, quem quer ter o novo canal, terá de subscrever a plataforma de streaming da Eleven Sports para assistir aos jogos na internet (cenário que poderá mudar se a empresa conseguir chegar a um acordo com outras operadoras: NOS, Vodafone e NOS).

Os 43,79 euros são aplicáveis a quem já tem televisão por cabo instalada em casa. Quem não tiver, terá de subscrever um dos serviços das operadoras. O serviço de satélite mais básico da MEO custa 13,99 euros por mês e inclui 20 canais. A NOS também tem um serviço semelhante, pelo que não perder nada de futebol esta época pode custar, no mínimo, 57,96 euros, para quem não tem ainda nenhum serviço de televisão.

Para quem está numa zona com fibra, o cenário muda de figura. O pacote 'Talk' da MEO, custa 32,99 euros e inclui telefone e TV. A NOS oferece o pacote 'Mix' por 22,99 euros, que inclui 141 canais. O pacote 'TV NET Voz' da Vodafone custa 29,90 euros por mês, num serviço que oferece 100 canais. A Nowo tem um pacote semelhante por 22,99 euros.

Ou seja, para quem ainda não tem nenhum serviço de televisão por cabo subscrito, o custo real para ver o melhor do futebol na TV pode custar 57,96 euros, se a escolha for o satélite, ou 66,78 euros, se tiver de escolher um serviço com fibra. Quem já tem televisão por cabo em casa, pode contar com uma despesa extra de 43,79 euros por mês se quiser ver o melhor do futebol europeu esta época.

Ao todo, ver futebol por subscrição pode custar, por ano, 525,48 euros, o mais preço mais barato (para quem só tem de subscrever os canais premium de desporto) e 695,52 euros, o mais caro (para quem tem de subscrever os canais premium de desporto e ainda um serviço de televisão por cabo).

O que cada um oferece

Na Eleven Sports pode ver os jogos da Liga dos Campeões, UEFA Youth League, além das Ligas francesa, belga e escocesa e custa 9,99 euros.

A Sport TV dá-lhe os jogos da Primeira Liga, (exceto os do Benfica em casa), Taça de Portugal, Taça da Liga, assim como Liga Europa e as ligas inglesa, alemã e italiana, por 23,99 euros.

A BTV oferece os jogos do Benfica em casa para a Primeira Liga, por 9,90 euros mensais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.