O treinador do Vitória de Guimarães disse hoje que a sua equipa tem de ser forte em todos os momentos do jogo para vencer um Sporting capaz de "fazer a diferença", na 24.ª jornada da I Liga de futebol.

Sem derrotas há oito jogos, os vimaranenses recebem na segunda-feira o líder do campeonato e Sérgio Conceição sublinhou que a equipa pretende continuar a série com a "ambição de sempre" frente a uma equipa forte "a nível individual e coletivo".

"Temos um jogo difícil, com o intuito de entrarmos para o jogo para ganhar e conquistarmos os três pontos. Faz parte do nosso ADN essa atitude. Temos de ser fortes em todos os momentos do jogo, e perceber que estamos a jogar contra uma equipa que, a nível individual e coletivo, pode fazer a diferença", antecipou, referindo que a "concentração" e a entrada em jogo da sua equipa serão fundamentais.

O timoneiro minhoto acrescentou que os dados comprovam que a equipa de Jorge Jesus é difícil, com a melhor defesa e o segundo melhor ataque da I Liga, "muito bem trabalhada" e "muito objetiva".

"É uma equipa que acaba por ter, neste momento, como grande objetivo a prova que definiu como prioritária: o campeonato. Este Sporting é uma equipa mais pragmática e objetiva do que a antiga equipa do treinador", afirmou.

Sérgio Conceição rejeitou, no entanto, que o jogo com os ‘leões' seja mais complicado do que as receções frente a Benfica (derrota por 1-0) e FC Porto (vitória por 1-0), apesar de esperar um Sporting a "querer ganhar o jogo", até por causa da luta pelo título.

"Existem jogos com uma história sempre diferente e que num momento do jogo se podem decidir. Vamos encontrar um Sporting fortíssimo, que vai querer ganhar o jogo, porque os próximos dois ou três, para quem luta pelo título, são muito importantes", explicou.

A equipa ‘verde e branca’ visita Guimarães na ‘véspera' do clássico com o Benfica, encontro importante para as contas do título, mas Sérgio Conceição considerou ser pouco provável que Jorge Jesus poupe Slimani e Rúben Semedo, jogadores em risco de exclusão.

"Não estamos minimamente preocupados com isso. Conhecendo o treinador do Sporting, penso que ele virá na maior força. Vai, com certeza, querer pensar neste jogo, só", adiantou.

O treinador salientou igualmente que os seus pupilos, com 15 golos sofridos neste período de oito jogos sem perder, terão de ser "rigorosos no processo defensivo", algo que tem a ver com toda a equipa e não só com a linha defensiva, que admitiu padecer de alguma "inexperiência".

"Na nossa linha defensiva de quatro e o guarda-redes, três dos cinco jogadores começaram na equipa B. Sentimos que alguns golos sofridos resultam da inexperiência e de mérito também do adversário", explicou.

Sérgio Conceição abordou ainda a luta pela Liga Europa, explicando que o Vitória não tem nenhum lugar específico em mente para atingir e que "todos os jogos valem três pontos", e a influência na equipa de Otávio, que fez um golo e duas assistências no dérbi com o Sporting de Braga e tem treinado condicionado nesta semana.

"Obviamente que o Otávio tem estado bem. Mas a minha forma de estar não é individualizar as prestações dos meus jogadores. Para o Otávio estar a corresponder da forma que está, há outros jogadores que estão a fazer um trabalho que muitas vezes não é salientado", afirmou.

O Vitória de Guimarães, sétimo classificado, com 33 pontos, recebe o Sporting, primeiro, com 58, pelas 20:00 de segunda-feira no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo que será dirigido pelo árbitro Tiago Martins, da associação de Lisboa.