O 62.º capítulo do histórico entre Sporting e Estoril será escrito este domingo a partir das 20h30, num encontro que será também de luta pelo segundo posto.

Os campeões nacionais visitam o vizinho Estoril atrás na tabela, com 11 pontos, contra 13 dos Canarinhos, num jogo onde os de Rúben Amorim vão tentar voltar aos triunfos, após três jogos seguidos sem vencer.

É um Leão ferido aquele que vai subir ao António Coimbra da Mota, após a goleada sofrida em casa frente ao Ajax, na primeira ronda da Champions.

Amorim não deverá contar com Gonçalo Inácio, que se lesionou ainda no primeiro tempo frente aos holandeses, e também com Coates, lesionado. Gonçalo Inácio sofreu uma entorse traumática na tibiotársica direita.

Do lado do Estoril, o técnico Bruno Pinheiro não vai poder contar com Miguel Crespo já que o médio foi transferido para o Fenerbahçe, de Vítor Pereira, já depois do fecho do mercado em Portugal.

Guia de forma: Canarinhos em grande, Leões em queda

O Sporting vai realizar este no jogo no pior período da época. A equipa de Rúben Amorim não vence há três jogos e, no derradeiro encontro, sofreu a segunda pior derrota caseira nas provas da UEFA. O Ajax colocou a nu algumas fragilidades dos Leões e mostrou que a equipa de Rúben Amorim é permeável, quando apanha jogadores técnica e taticamente evoluídos.

Na Liga Portuguesa o Sporting empatou os últimos dois jogos: na última ronda não foi além de um empate 1-1 na receção ao rival FC Porto, num jogo onde até foi melhor e teve as melhores oportunidades. Antes, tinha empatado 2-2 com o Famalicão, adversário que nunca perdeu com o Sporting desde que voltou ao convívio dos Grandes em Portugal.

A equipa verde e branca venceu o Vizela, Belenenses SAD e SC Braga nos outros jogos na I Liga.

O Estoril está a dar sequência ao título de campeão da Segunda Liga e está a realizar um grande início de época. A equipa de Bruno Pinheiro é a atual segunda colocada na I Liga, com 13 pontos, menos dois que o líder Benfica, única equipa só com triunfos até agora.

Nos anteriores quatro jogos, só o Vitória de Guimarães não perdeu com os Canarinhos. Arouca, Paços de Ferreira, Marítimo e Tondela perderam com a formação que regressou à Primeira Liga esta época.

Histórico: Leão manda mas com alguns dissabores

Estoril e Sporting já se defrontaram em 61 ocasiões, num histórico com domínio dos verde e brancos: 43 vitórias, 11 empates e apenas sete triunfos dos Canarinhos. A história destes duelos começou a ser escrita no Campeonato Lisboa 1944/45, num jogo que terminou empatado 2-2.

Para a Primeira Liga Portuguesa são 52 jogos, o primeiro em 1944/45 (3-2 para o Sporting). O Sporting conseguiu 17 vitórias consecutivas sobre o Estoril na I Liga, entre 1944/45 e 1975/76, época em que se deu o primeiro triunfo dos Canarinhos sobre os Leões.

A jogar em casa para a Primeira Liga, o Estoril venceu três, perdeu 16 e empatou sete dos 26 jogos disputados com o Sporting. O último duelo entre as duas equipas na I Liga terminou com vitória estorilista por 2-0, na 21.ª jornada da época 2017/18, golos de Edwardo Costa e Kyriakou.

Este duelo já terminou empatado em sete ocasiões no António Coimbra da Mota, quatro deles seguidos, entre 1982/83 e 1992/93. De recordar que a equipa da Linha tem andado entre a Primeira e Segunda Liga.

Apesar das 16 vitórias em casa do Estoril, os Leões não tem tido facilidades no António Coimbra da Mota. Destaque para os 4-0 em, 1949/50 e para os 4-1 em 2004/05.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Prevemos muitas dificuldades, é uma equipa que está à nossa frente e que não tem nada a perder, vai jogar sem responsabilidade nenhuma. Tem um bom treinador e esse à-vontade traz ao de cima o melhor dos jogadores. Mas conhecemos bem o Estoril, jogámos na pré-época com eles, e vamos dar resposta ao que acontecer. Temos de ter atenção ao vento, que pode ser importante nas bolas paradas, mas sei que estaremos preparados"

O Estoril-Sporting arranca às 20h30 deste domingo e terá arbitragem de Tiago Martins. Árbitro. Rui Teixeira e Hugo Ribeiro serão os assistentes, Flávio Lima o 4.º árbitro. Bruno Esteves será o VAR, Rui Cidade o AVAR.

Pode acompanhar o jogo no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.