O observatório de futebol do Centro Internacional de Estudos Desportivos (CIES) divulgou, esta terça-feira, um estudo onde avalia a idade média em que os clubes europeus contrataram os jogadores que utilizaram esta época nos campeonatos nacionais.

No que diz respeito à Liga portuguesa, o Rio Ave é o clube que tem os reforços mais jovens, sendo a média de idades dos jogadores do atual plantel que o clube contratou de 25,08 anos. Seguem-se o Benfica, com 25,91 e o Nacional completa o pódio com 25,93.

No lado oposto da tabela estão Sporting e FC Porto. Os 'leões' ocupam o 11.º posto com média de idades de 27,45 anos, e os portistas estão no 17.º com uma média de 28,11 anos. O Vitória de Setúbal ocupa o último lugar da tabela com uma média de 28,14 anos e é, por isso, o clube com o qual os jogadores do atual plantel assinaram vínculo mais velhos.

Se olharmos para o ranking de todas as liga europeias, a liga da Croácia é aquela em que se contratam mais jovens (24,78). Portugal é 16.º (27,06) e no último lugar da tabela está a Turquia (29,00).

Em termos globais, o RB Leipzig é o clube que contrata mais jovens (21,43), seguido por CSKA Moscovo (21,90) e Real Madrid (21,95). O Ankaragucu, da Turquia, é o clube que contrata jogadores mais velhos (29,28).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.