Fábio Vieira chegará esta manha à cidade do Porto para realizar os habituais exames médicos e assinar pelo FC Porto por uma temporada. O médio está de regresso à casa, por empréstimo do Arsenal, por uma temporada.

Os dois clubes finalizaram as negociações na segunda-feira, pelo que os gunners deram 'luz-verde' ao criativo para viajar para a Invicta e comprometer-se com os azuis e brancos.

O acordo não prevê qualquer opção de compra por parte do FC Porto, clube que não paga qualquer taxa pelo empréstimo mas fica responsável pelo salário do jogador de 24 anos.

No entanto, os dragões terão de pagar uma verba ao Arsenal, mediante o número de jogos realizados por Fábio Vieira. No acordo entre os clubes, os azuis e brancos ficam obrigados a colocar o jogador a disputar 50 por cento dos jogos da equipa, caso esteja em condições físicas.

A chegada de Fábio Vieira estava dependente do acordo entre a Juventus e o FC Porto por Francisco Conceição. O extremo internacional português já realizou exames médicos no emblema de Turim, pelo que poderá ser oficializado também esta terça-feira na Vecchia Signora.

Em junho de 2022 o FC Porto vendeu Fábio Vieira ao Arsenal por 40 milhões de euros, depois de dois anos completos na equipa principal, tendo registado 39 jogos, sete golos e 16 assistências na temporada 2021/22, que terminou com os ‘dragões’ a conquistarem o título nacional e a Taça de Portugal.

Na I Liga, o esquerdino esteve 27 jogos, tendo contribuído com seis golos e 14 passes decisivos.

Vieira, que tanto pode atuar a médio ofensivo como também como segundo avançado, é internacional jovem por Portugal e ingressou nos escalões de formação do FC Porto com apenas oito anos, tendo integrado a equipa que, em 2018/19, conquistou a UEFA Youth League.

No Arsenal acabou por não ter muito espaço, face à concorrência de Odegaard, um dos craques dos gunners.

*Artigo atualizado com as condições impostas pelo Arsenal para o empréstimo