Hernâni Gonçalves, antigo treinador-adjunto e preparador físico do FC Porto e da seleção portuguesa de futebol, morreu hoje, aos 73 anos, vítima de doença, anunciou esta sexta-feira o clube.

Conhecido carinhosamente no mundo do futebol como “Professor Bitaites”, expressão que se relacionava com os seus comentários desportivos, Hernâni Gonçalves foi ainda professor e vereador da Qualidade de Vida na Câmara Municipal do Porto, durante a presidência de Fernando Gomes.

António Hernâni Gonçalves nasceu a 8 de setembro de 1940 na Sé, em Bragança, e chegou ao FC Porto na década de 70 com José Maria Pedroto, tendo conquistado oito campeonatos nacionais e sete Taças de Portugal ao serviço dos “dragões”.

Após concluir o sétimo ano de escolaridade na sua terra natal, Hernâni Goncalves prosseguiu os seus estudos no Porto, em Lisboa, em Bruxelas e em Madrid, especializando-se em Desporto de Alto Rendimento, ao que somou ainda o curso de treinador de futebol.

Com José Maria Pedroto, Hernâni Gonçalves desempenhou funções no Boavista, FC Porto e seleção nacional. Voltaria a trabalhar com a seleção das “quinas” com o selecionador António Oliveira, no Campeonato da Europa de 1996.

O “Professor Bitaites”, que desempenhava ainda funções de comentador desportivo televisivo a que somava várias crónicas na imprensa, estava em coma, depois de uma operação cirúrgica ao coração, tendo acabado por não resistir ao débil estado de saúde.