O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta quarta-feira os castigos aos casos do FC Porto na Taça da Liga e das expulsões de Cardozo e Matic no jogo com o Nacional.

Leia aqui a nota do site oficial da FPF:

«A Secção Profissional do Conselho de Disciplina da FPF julgou improcedente a acusação formulada contra o FC Porto, Fabiano, Seba e Abdoulaye, e deliberou absolvê-los. O CD decidiu ainda aplicar um jogo de castigo aos jogadores do Benfica Óscar Cardozo e a Nemanja Matic pelas expulsões no encontro da última jornada diante do Nacional.» 

Desta forma, o FC Porto segue em frente na Taça da Liga, uma vez que o CD considera que o artigo da lei não se refere a esta competição mas apenas à Primeira e Segunda Liga. «O nosso entendimento, existindo logo no título do próprio regulamento, e dizendo o mesmo no artigo 13º do mesmo regulamento, dizendo muito claramente que só se aplicava à participação das equipas B na Primeira e na Segunda Liga, que não tinha sentido estar-se a fazer uma interpretação por remissão de um artigo genérico, que consta do regulamento da Taça da Liga», refere Álvaro Baptista, membro da secção profissional do Conselho de Disciplina e relator do processo.

No que respeita aos castigos aos jogadores do Benfica, o Conselho de Disciplina confirma a existência de uma agressão de Matic a Candeias, ao mesmo tempo que penaliza, com castigo idêntico, a agressão de Cardozo a Marçal e o consequente "puxão" à camisola do árbitro Pedro Proença.