O líder FC Porto defronta no sábado o Benfica, que lhe impôs a última derrota na I Liga de futebol, na qual desbaratou uma vantagem confortável com dois deslizes seguidos no Minho, permitindo a aproximação do rival lisboeta.

À entrada para a 24.ª jornada, os 'dragões' têm mais um ponto do que o Benfica, depois de há nove rondas terem conseguido uma vantagem máxima de sete pontos.

Contudo, três empates, um em casa do rival Sporting (0-0), e dois, mais surpreendentes, em visitas consecutivas ao concelho de Guimarães - Vitória (0-0) e Moreirense (1-1) -, fizeram reduzir ao mínimo a vantagem dos campeões nacionais.

Além destes três empates, o FC Porto tem apenas duas derrotas no campeonato, frente ao Guimarães (3-2), única equipa que não perdeu com os ‘dragões’, e ao Benfica (1-0), na terceira e sétima jornadas, respetivamente.

Após a derrota na Luz, que atirou o Benfica para a liderança, mas apenas uma ronda, o FC Porto conseguiu uma série de nove vitórias consecutivas, que é ainda a melhor do campeonato.

Com alguns problemas de lesões de jogadores influentes, os 'dragões' pareciam estar a quebrar, até porque aos dois empates no Minho se seguiu a primeira derrota em 27 jogos, em casa da Roma (2-1), na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

No entanto, os últimos três jogos voltaram a mostrar um FC Porto a subir de rendimento, mesmo sem habituais titulares como Danilo e Marega, lesionados, com triunfos sobre o Vitória de Setúbal (2-0) e o Tondela (3-0), para o campeonato, e o Sporting de Braga (3-0), para a Taça de Portugal.

O jogo com o Benfica surge numa fase complicada da temporada dos 'dragões', com três jogos decisivos em casa, frente ao Sporting de Braga, passado com 'distinção' na terça-feira, com as 'águias', no sábado, e com a Roma, na quarta-feira.

Sem derrotas a nível interno há 25 encontros, o FC Porto chega a esta fase da I Liga com a melhor defesa do campeonato, com 12 golos sofridos em 23 encontros, e com o segundo melhor ataque, com 47 tentos apontados, menos 17 do que o Benfica.

Apesar de estar ainda em três competições, o FC Porto já falhou a conquista de um troféu, a Taça da Liga, depois de perder a final no desempate por grandes penalidades (3-1), frente ao Sporting, após uma igualdade a um golo.

Na meia-final dessa prova, os 'azuis e brancos' bateram o Benfica, por 3-1.