O campeão nacional FC Porto, o “vice” Benfica e o Sporting de Braga, terceiro na Liga de futebol da época passada, estão entre os clubes do campeonato principal que iniciam hoje, entre grandes indefinições, a época 2012/2013.

Os três clubes apresentam-se com várias baixas, devido à participação dos seus jogadores no Europeu de 2012, que terminou domingo com a categórica vitória da Espanha (4-0 à Itália), e com os planteis muito longe de estarem fechados.

As novidades são mínimas, destacando-se, ainda assim, o Benfica, que já garantiu o avançado Ola John (ex-Twente), para já o reforço mais sonante, bem como Luisinho e Michel (ex-Paços de Ferreira) ou Hugo Vieira (ex-Gil Vicente).

As incógnitas são, porém, muito maiores do que as certezas, até porque todos precisam de vencer e pouco ou nada conseguiram, sendo exceção o FC Porto, que logrou um bom encaixe com o colombiano Freddy Guarin (vendido ao Inter, após empréstimo).

Nomes com o dos portistas Hulk e James e dos benfiquistas Gaitan, Witsel ou Javi Garcia já fizeram várias manchetes de jornais, mas, por enquanto, permanecem nos planteis dos dois primeiros classificados do último campeonato.

Apesar das contestações, o FC Porto (Vítor Pereira) e o Benfica (Jorge Jesus) voltam com os mesmos treinadores, ao contrário do Sporting de Braga, com o regressado José Peseiro no lugar de Leonardo Jardim, que rumou ao Olympiakos.

Portistas e benfiquistas concentram-se em “casa”, mas partem em breve (9 de julho) para estágios na Suíça e França, respetivamente, enquanto os “arsenalistas” rumarão a Melgaço, mas apenas a 15 de julho.

Além dos três primeiros da Liga 2011/2012, também iniciam hoje os trabalhos o Vitória de Guimarães, por entre grave crise financeira, o Gil Vicente, o Beira-Mar, o Rio Ave, com a novidade Nuno Espírito Santo, e o recém-promovido Moreirense.