FC Porto, Benfica, Sporting e SC Braga aumentaram o seu domínio no futebol português esta época. Os quatro emblemas lutam entre si pelo título de campeão de Portugal, vão disputar, a partir da próxima semana, a 'final four' da Taça da Liga e estão também nas meias-finais da Taça de Portugal. Esta época não houve 'migalhas' para os mais 'pequenos'.

Comecemos pela Taça da Liga. A 'final four' realiza-se na cidade de Braga na próxima semana, naquela que já é uma edição inédita: será a primeira vez que os quatro cabeças-de-série dos grupos se juntam na derradeira fase da prova, depois de 'arsenalistas', 'águias', 'dragões' e 'leões' terem vencido os respetivos grupos. Nunca os três grandes (Benfica, FC Porto e Sporting) tinham estado juntos nas meias-finais.

O primeiro grande duelo das meias-finais será entre o FC Porto e o Benfica, na 'Pedreira', palco da 'final four'. O jogo está agendado para o dia 22 de janeiro, às 19h45. Um dia depois, Sporting e SC Braga medem forças para se encontrar o segundo finalista da prova. A final joga-se a 26 de janeiro.

Das quatro, o Benfica é aquela que ostenta maior número de presenças nas meias-finais. Já são 10 presenças em 12 edições, contra oito do FC Porto, seis do Sporting e do SC Braga. Os 'dragões' são os únicos que nunca venceram a prova. O Benfica carrega o estatuto de 'papa-troféus' na Taça da Liga, depois de vencer sete das 12 edições. SC Braga e Sporting venceram uma Taça da Liga cada. Vitória de Setúbal e Moreirense foram as outras equipas a ganhar a prova.

Depois de decidir o primeiro troféu da época, as quatro formações partem à conquista da prova rainha do futebol português. O Sporting foi último a juntar-se aos restantes, ao eliminar o Feirense nos quartos-de-final. Antes, na terça-feira, o FC Porto tinha sofrido e muito para afastar o Leixões da Segunda Liga, num jogo resolvido apenas no prolongamento, aos 118 minutos, no Estádio do Mar. No D. Afonso Henriques o Benfica também sentiu dificuldades para se impor ao Vitória de Guimarães por 1-0. O SC Braga arrancou bem mas terminou o jogo a tremer na Vila das Aves, onde derrotou o Desportivo local por 2-1.

Nas meias-finais, jogado a duas mãos, o FC Porto irá defrontar o SC Braga. A primeira-mão joga-se no Dragão a 6 de fevereiro, no mesmo dia o Benfica recebe o Sporting. A segunda-mão disputa-se a 3 de abril.

Após estes embates nas Taças, os quatro primeiros da Liga vão manter a sua luta pelo título. Nesta altura falta jogar metade do campeonato e a vantagem é azul-e-branca. Os 'dragões' lideram a I Liga com 43 pontos, mais cinco que o Benfica que é segundo. SC Braga tem 37, mais um que o Sporting. Moreirense, Vitória de Guimarães e Belenenses, todos com 28, já estão a sete pontos do Sporting.

Na segunda volta da Liga o FC Porto recebe o Benfica e o Sporting e vai a Braga. O Benfica é quem tem, teoricamente, o calendário mais complicado já que vai ao Dragão, à 'Pedreira' e à Alvalade. Já os 'leões' recebem as 'águias' e 'arsenalistas' e vão ao Dragão. Os minhotos jogam em casa com o FC Porto e Benfica e defrontam os 'leões' em Alvalade.