Centenas de adeptos do FC Porto ocuparam hoje por completo a rotunda em Paredes de acesso à autoestrada e palco habitual das celebrações desportivas, numa festa ruidosa pelo 28.º título de campeão nacional de futebol pelos ‘dragões'.

Buzinadelas, bandeiras, cânticos, fumos e champanhe marcam a festa do FC Porto em Paredes, iniciada após o final do jogo entre o Sporting e o Benfica, cujo ‘nulo’ permitiu hoje aos ‘dragões' festejar mais um título português de futebol, num cortejo automóvel que congestionou o trânsito que acede à cidade de Paredes pela autoestrada ou a atravessa rumo ao Porto.

"Eu quero o Porto campeão" é um dos temas mais entoados pelos fervorosos adeptos, campeões no ‘sofá' e que não esqueceram as rivalidades mesmo na hora da vitória.

"Estava a torcer pelo Sporting, embora reconheça que o Benfica hoje esteve melhor e ficou mais perto de ganhar, mas o importante é que vencemos novamente e com inteira justiça. Contra tudo e contra todos", disse Teresa Alexandre, à agência Lusa, já a caminho da cidade do Porto.

Nesta altura, um adepto de meia-idade e trajado a rigor atravessava a estrada em ziguezague, levando à paragem dos carros, lembrando que "eles falavam tanto no penta, mas pentacampeão há só um, é o FC Porto e mais nenhum".

"Preferia ganhar em campo, mas assim já ficou resolvido. Marega e Sérgio Conceição são alguns dos principais responsáveis por este título, que espero ser o primeiro de muitos seguidos. Rumo agora ao tetra ou ao penta", afirmou Daniel José.

A confiança antecipada na conquista do título pelo FC Porto era bem evidente em muitos dos adeptos, exibindo camisolas azuis e brancas com a inscrição de "FC Porto campeão, 2017/18".

Na rotunda Jorge Malheiro, como é designada, não se registaram incidentes, apesar de algumas, poucas, provocações dirigidas aos ‘encarnados', cuja casa, uma das principais do Benfica no norte, fica de frente para a mesma rotunda.