Os adeptos do FC Porto em Toronto, Canadá, mostraram-se felizes pela conquista do título nacional de futebol, apesar também de reconhecerem que uma vitória do Sporting seria motivo de alegria.

Os festejos dos portistas foram tímidos nas ruas de Toronto, mas os cafés e bares desportivos, encheram-se de adeptos do ‘dragão', em áreas como a St. Claire Avenue.

"Estava a apoiar o Sporting a 100%. Nem queria um empate, queria uma vitória do Sporting para ficarem no segundo lugar", disse Armando Murão, de 57 anos, há 38 anos no Canadá, à agência Lusa.

O FC Porto sagrou-se no sábado campeão português de futebol pela 28.ª vez, ao beneficiar do empate a zero entre o Sporting e Benfica, em jogo da 33.ª e penúltima jornada da I Liga.

Para o emigrante natural de Valepaços (distrito de Vila Real), o FC Porto tem jogado bem, mas a "melhor equipa no campeonato" até tem sido o Sporting.

"Agora até final do campeonato quero que continuem com as vitórias", frisou.

Para Gilbert Mendes, um luso-canadiano de 37 anos, filho de emigrantes de Viana do Castelo, ser portista é algo de "especial", é uma tradição familiar. Este título nacional deu-lhe uma grande alegria.

"Amo o meu clube e, obviamente, fiquei muito feliz. Não tenho dúvidas que o Porto foi a melhor equipa do campeonato", sublinhou.

O portista mostrou-se ainda satisfeito devido ao ciclo de vitórias do Benfica no campeonato ficarem interrompidas "não conseguindo chegar ao penta campeonato".

"O futuro do Porto deve passar por cimentar a sua posição de superioridade. É possível que alguns jogadores possam sair, mas o Porto tem de contratar atletas de qualidade", declarou.

Também Manuel Leão, de 55 anos, natural de Barcelos (distrito de Braga), emigrante no Canadá há seis anos, "estava a apoiar o Sporting" com o intuito que a equipa de Alvalade consiga permanecer na segunda posição.

"Há alguns dias que estou à espera por este momento. Agora na próxima época temos que lutar pelo título novamente", ressalvou.

Apesar do Porto ter alguns jogos menos conseguidos, e o treinador não acertar em algumas substituições, Sérgio Conceição "deve continuar no comando técnico do Porto" e que na próxima temporada "faça uma época mais tranquila".

Na luta pelo segundo lugar e com um encontro por jogar, o Sporting, que dá acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões, passou a ter vantagem no confronto direto em relação ao Benfica.

Os 'dragões', que hoje jogam em casa frente ao Feirense, têm quatro pontos de avanço sobre os dois rivais de Lisboa, que apenas podem somar mais três.