O FC Porto divulgou, esta quarta-feira, a lista de vencedores dos Dragões de Ouro, prémios que distinguem as personalidades ou entidades que mais se destacaram no universo do clube azul e branco.

Francisco Conceição e Sérgio Oliveira, da equipa principal de futebol, estão entre os premiados.

Os galardões serão entregues aos vencedores no próximo dia 21 de outubro, mas, ainda devido ao contexto da pandemia, não haverá a habitual gala.

No seu site oficial, o FC Porto justificou a escolha dos galardoados.

Lista de vencedores

Futebolista do Ano: Sérgio Oliveira

"É um dos capitães da equipa principal do FC Porto e percebe-se porquê, pois chegou ao clube em 2002/03, na altura para o escalão de Sub-11. Desde então, poucas foram as épocas afastadas do Dragão, mas aquelas em que esteve foram as que o fizeram regressar a casa. Já conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e duas Supertaças, além de estar ligado a alguns momentos inesquecíveis na história do clube."

Atleta Revelação: Francisco Conceição

"Depois de brilhar ao serviço dos Sub-17 e dos Sub-19, Francisco Conceição subiu à equipa B e deu tanto nas vistas que na mesma época (2020/21) se fixou em definitivo no plantel principal do FC Porto."

Atleta Jovem: Umaro Candé

"O jovem extremo guineense, de apenas 16 anos, chegou ao FC Porto em 2017/2018, oriundo do Benfica, depois de ter despontado no Fidjus di Bideras, da Guiné-Bissau. Depois de brilhar nos Sub-15 e nos Sub-17 portistas, Umaro Candé foi integrado no plantel de Sub-19 e em junho deste ano assinou o primeiro contrato profissional, prolongando o vínculo que o liga ao clube até 2024."

Atleta Alta Competição: Rui Silva

"O central internacional português chegou à Invicta em 2015, proveniente do Sporting, e já conta com dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e duas Supertaça no currículo azul e branco. Rui Silva é um dos esteios da equipa de andebol do FC Porto e, por consequência, da seleção portuguesa."

Atleta Amador: Joana Resende

"Joana Resende é uma figura indissociável do sucesso que resultou da parceria entre a Academia José Moreira e o FC Porto. Na época passada, a experiente líbero sagrou-se campeã nacional pela AJM/FC Porto e é um dos pilares da equipa feminina de voleibol."

Atleta do Ano: Amaro Antunes

"Amaro Antunes foi o grande vencedor da 82.ª edição da Volta a Portugal e repetiu o triunfo individual do ano anterior. Nos últimos dois anos, o ciclista algarvio da W52-FC Porto foi um exemplo de sacrifício e superação, duas características indissociáveis de quem veste a camisola azul e branca."

Dirigente do Ano: Fernando Gomes

"Fernando Gomes foi indiscutivelmente um dos melhores avançados da história do FC Porto e não é por acaso que é o melhor marcador de sempre do clube, com um total de 355 golos em 450 jogos de azul e branco. O eterno “Bibota” é agora membro da Direção e o responsável máximo pela formação dos Dragões."

Treinador do Ano: Moncho López

"A cumprir a 13.ª época no comando técnico da equipa de basquetebol, Moncho López liderou os Dragões à conquista da Taça Hugo dos Santos na temporada passada e só não lhe juntou o título de campeão nacional devido a vários erros claros de arbitragem na final dos Playoffs frente ao Sporting."

Quadro do Ano: Tiago Gouveia

"Chegou ao FC Porto em novembro de 2011 para ser o diretor de Marketing e está prestes a cumprir uma década no cargo. Tiago Gouveia está ligado a vários sucessos na promoção da marca e imagem do FC Porto, bem como ao crescimento considerável do clube nas redes sociais, nas quais é líder absoluto a nível nacional."

Carreira: António Sousa

"Além de médico do hóquei em patins do FC Porto, António Sousa é também o diretor do Serviço de Ortopedia do Hospital de São João, mas a ligação ao clube começou há 25 anos, em 1996. São já duas décadas e meia a servir o hóquei em patins azul e branco, mas António Sousa também “empresta” a sua competência às restantes modalidades do clube."

Recordação do Ano: Reinaldo Teles

"Uma vida com 70 anos em que mais de meio século é dedicado ao FC Porto só pode ser uma vida completa. Reinaldo Teles foi atleta, seccionista, diretor, vice-presidente e administrador do clube que ajudou a transformar no melhor de Portugal e num dos melhores do mundo. Para Reinaldo Teles, não havia impossíveis no FC Porto."

Sócio do Ano: João Barbosa Carvalho

"Sócio há mais de 44 anos, acompanhou sempre as diferentes equipas e modalidades do clube. Mas isso não chegou e por isso, há mais de 20 anos, é seccionista e delegado da equipa principal de natação. Desde então fez um trabalho notável com atletas e treinadores".

Parceiro do Ano: Internationales Bankhaus Bodensee AG – IBB AG

"Esta entidade bancária alemã foi essencial para o FC Porto numa altura em que os bancos nacionais fecharam as portas ao clube."

Casa do Ano: Casa do FC Porto de Seia

"A Casa do FC Porto de Seia é uma das delegações azuis e brancas no distrito da Guarda e abriu portas em março de 2019. É indiscutivelmente um espaço de referência para os portistas da zona Centro do país."