FC Porto e Rio Ave defrontam-se hoje no primeiro dos 306 jogos da edição de 2016/17 da I Liga portuguesa de futebol, num embate em que os técnicos se cruzam com as suas antigas equipas.

O novo FC Porto, agora sob o comando de Nuno Espírito Santo, estreia-se em Vila do Conde, a partir das 20:30, frente ao Rio Ave, orientado pelo ex-portista Nuno Capucho, sob a arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.

Os ‘dragões’ vão testar no campeonato a sua capacidade para concretizar um dos objetivos da temporada, a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, cuja qualificação começam a disputar na próxima quarta-feira, na receção aos italianos da Roma.

Na pré-temporada, o avançado André Silva assumiu-se como única referência do ataque portista, num ‘onze’ ligeiramente renovado com as possíveis entradas de Ótavio, Felipe e Alex Telles.

Se Nuno Espírito Santo se estreou como treinador principal no Rio Ave, antes de rumar ao Valência, Nuno Capucho conta apenas experiências como técnico no Varzim, depois de ter estado nos escalões de formação do FC Porto, e tem agora de fazer esquecer o afastamento da formação de Vila do Conde na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, frente ao checos do Slavia Praga.

Além disso, Capucho tem ainda de superar as saídas de alguns dos elementos fulcrais na obtenção do sexto lugar no ano passado, casos dos laterais Lionn e Edimar e dos avançados Ukra e Hélder Postiga.

A primeira jornada da I Liga prossegue no sábado com a entrada em campo do tricampeão Benfica no terreno do Tondela e do vice-campeão Sporting na receção ao Marítimo, antes de os rivais minhotos, Vitória de Guimarães e Sporting de Braga, se defrontarem no domingo.