Terminou à meia-noite desta segunda-feira o prazo para a inscrição de futebolistas na Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Foi um dia muito agitado em Portugal, com vários clubes a aproveitarem o fim do prazo para a inscrição dos reforços de última hora.

No que aos "três grandes" diz respeito, o FC Porto foi quem esteve mais ativo, com a contratação de Jesús Corona e Miguel Layún, dois internacionais mexicanos, mas também com a colocação de vários jogadores. O Sporting aproveitou para vender alguns excedentários e emprestar outros; já o Benfica nem se mexeu.

No último dia do mercado de transferências o FC Porto contratou Jesús Corona, extremo mexicano de 24 anos. Os "dragões" deram 10,5 milhões de euros ao Twente para garantir o internacional mexicano, ficando os holandeses com 30 por cento do valor de uma futura transferência. Além de Corona, a SAD azul-e-branca garantiu o empréstimo de Miguel Layun, defesa/médio que jogava no Watford.

Além de entradas, houve muitas saídas no Dragão. Ricardo Pereira foi emprestado por duas épocas ao Nice; o Olympiakos de Marco Silva recebeu Hernâni, também por empréstimo, mas por uma época; Adrian Lopez foi cedido do Villarreal por uma temporada, tal como Quintero que vai ganhar minutos no Rennes por uma época. Miguel Agu foi emprestado ao Brugge da Bélgica. Rolando saiu em definitivo para o Marselha e Djalma desvinculou-se dos "dragões" para assinar pelo Genclerbirligi da Turquia.

Depois do FC Porto, o Sporting foi o clube mais ativo no último dia do mercado de verão. Os "leões" resolveram vários casos, com empréstimos e cedências definitivas mas nem todos conseguiram clube. Labyad, Viola e Cissé acabaram por ser inscritos na Liga por o clube não ter conseguido arranjar-lhes colocação. Não entrou ninguém.

Saíram, em definitivo, Gazela, que se vinculou ao Salgueiros; Wilson Eduardo que foi para o Braga (o Sporting ficou com 45 por cento do passe); Ramy Rabia foi vendido ao Al Ahly do Egito por 750 mil euros, ficando os "leões" com 15 por cento do passe; Diego Rubio também foi cedido a título definitivo ao Valladolid de Espanha, ficando o clube leonino com 75 por cento do passe; Chaby foi emprestado ao União da Madeira.

Dos ditos "três grandes", o Benfica foi que menos se mexeu. Da equipa principal não se registaram nem saídas nem entradas. As poucas movimentações aconteceram na equipa B, com a cedência, a título de empréstimo, dos jovens Kevin Oliveira e Flávio Silva que foram para o Sp. Covilhã. De registar as entradas de Marvin Loría, jovem avançado costa-riquenho de 18 anos do Deportivo Saprissa que vai para a equipa B. Um jogador que esteve no FC Porto em testes mas que não convenceu os "dragões". Entrou ainda o defesa sérvio Emir Azemovic para a equipa B. Destaque para Candeias, jogador que foi emprestado ao Metz de França, ele que não entrava nas contas de Rui Vitória.

Uma palavra ainda para o SC Braga, um dos que mais se mexeu neste último dia. Os minhotos contrataram Wilson Eduardo, Aaron e Felipe Augusto e emprestaram Pedro Tiba, Bataglia, Tiago Gomes e Fábio Martins.

O mercado fechou esta segunda-feira em Portugal, Holanda, Itália, Espanha, França, Rússia e Alemanha mas em Inglaterra só encerra às 18h00 desta terça-feira. O mercado romeno só fecha no dia 6 de setembro. Portanto, é de esperar que, até às 18h00 desta terça-feira, algum clube inglês possa fazer uma incursão em Portugal. Nico Gaitán e William Carvalho são os jogadores com mais mercado em Inglaterra mas tudo leva a crer que permanecerão em Portugal.


Veja ou reveja todas as movimentações do dia 31 de agosto.