Os protagonistas dos clássicos entre Benfica e FC Porto são sempre os jogadores que integram os planteis de ambas as equipas.

Mas também não há que esquecer os outros, aqueles que procuraram outros ares e outras oportunidades no início da época, mas que se mantêm ligados sentimentalmente e contratualmente aos emblemas de origem. Assim se definem os “emprestados”.

“Sereno”, mas de convicções

Sereno é jogador do FC Porto, contudo por agora vive em Valladolid onde encontrou a titularidade no centro da defesa dos espanhóis, e até já mereceu a atenção do selecionador Paulo Bento.

Em entrevista ao SAPO Desporto, o defesa central de 27 anos, que acompanha os colegas e amigos à distância, diz ter poucas dúvidas sobre quem é a melhor formação deste “clássico”.

«O FC Porto continua a ser a melhor equipa. O Benfica também joga bem, mas o FC Porto é a equipa que nos momentos certos não costuma falhar. Tenho quase a certeza que no clássico não falhará», afirma convictamente. E a justificação também não se faz esperar.

A superioridade do FC Porto tem uma explicação

«O Porto está uns furos acima do Benfica, até porque o Benfica deixou sair dois jogadores muito importantes no início da época e acho que, apesar de estar a ganhar, ainda não as colmatou da melhor maneira. O Porto deixou sair o Hulk, mas tem lá o Jackson que está em grande forma. Por isso acho que o Porto vai ganhar».

As bolas que não cheguem a Cardozo

Quando se fala em possíveis ameaças deste Benfica, Sereno elege Cardozo e fala na melhor solução para anular o paraguaio.

«A equipa tem de começar a defender lá na frente. Se a bola chegar em más condições até ao Cardozo tudo é mais fácil. Agora, se eles conseguirem cruzar muito e bem será mais complicado...», avisa.

E nas suas previsões, o Benfica marcará mesmo um golo, mas o FC Porto marcará sempre mais: «O Benfica marcará sempre um golo, mas o FC Porto contrariará o resultado com dois. Prevejo um 2-1 para o jogo».

A felicidade de jogar na melhor liga do mundo

Sem rancores por não ter tido mais oportunidades nos azuis-e-brancos, o defesa português explica que em Espanha veio encontrar uma das melhores Ligas do mundo e a titularidade, que tanto ansiava.

«Sabia que poderia ter ficado como quarto ou quinto central, mas isso não me agradava. Disse que preferia sair para ter uma oportunidade. Vim para aqui (Valladolid) com a expectativa de jogar o máximo possível, o que está a acontecer. Estou numa liga onde estão os melhores jogadores do Mundo e estou feliz».

As suas exibições valeram a atenção de Paulo Bento e uma chamada à seleção. Por enquanto só treinou entre os melhores portugueses, mas sabe que um dia chegará a sua vez.

Já quanto ao futuro no final da temporada se verá. O contrato com os dragões vigora até 2014, e por agora o importante é jogar e em Espanha isso está acontecer.

O jogo Benfica – FC Porto está marcado para as 20h15 deste domingo. Os encarnados seguem na liderança do campeonato com 35 pontos, três à frente do rival FC Porto, que conta com menos um jogo.