O FC Porto despediu-se esta sexta-feira da temporada 2014/15 com uma vitória em casa (2-0) diante do último classificado Penafiel. Aboubakar e Danilo marcaram os golos portistas ao cair do pano mas a equipa de Lopetegui não se livrou de um coro de assobios.

Perante muito poucos adeptos (apenas 16.009) e com apoio quase nulo das claques, que usaram o silêncio em resposta ao clube e até abandonaram a partida antes do apito final, os "dragões" de Lopetegui só abriram o marcador aos 82 minutos.

Até então não faltaram, no entanto, ocasiões para marcar: logo nos primeiros minutos de jogo, o FC Porto aproximou-se da baliza adversária por duas vezes, mas Danilo e Jackson não conseguiram inaugurar o marcador. Aos 18', Jackson cabeceou à boca da baliza de Coelho mas falhou o alvo. Ricardo Quaresma esteve quase a marcar aos 31 minutos, mas o número "7" portista atirou às malhas laterais num pontapé de livre.

Verdadeiramente chocante foi o falhanço de Brahimi mesmo em cima do intervalo. O argelino recebeu a bola de Danilo e só tinha mesmo de encostar, mas atirou por cima da baliza adversária. O FC Porto recolheu aos balneários sob um enorme coro de assobios, que se repetiriam ao longo do segundo tempo.

Para tentar conquistar os três pontos da honra, Lopetegui fez alterações no meio-campo ao intervalo, lançando Evandro para o lugar do mais defensivo Casemiro. Os "dragões" continuaram a criar mais ocasiões, pura e simplesmente graças ao maior nível de talento dos jogadores em campo. De resto, os "azuis-e-brancos" pareciam já estar em ritmo de férias.

Aos 56 minutos Julen Lopetegui juntou Aboubakar a Jackson Martínez na frente de ataque e o camaronês acabou por inaugurar o marcador. Aos 80 minutos rematou ao lado da baliza penafidelense, mas aos 82 conseguiu mesmo marcar o primeiro do jogo: recebeu um passe de Evandro e bateu Coelho com sucesso.

Danilo, de saída do Dragão - vai jogar no Real Madrid - fez o segundo golo portista já dentro dos "descontos". O lateral brasileiro recebeu um grande passe de Aboubakar e encostou com facilidade para o 2-0.

O FC Porto encerra assim a temporada 2014/15 com 82 pontos e, como já era certo, no segundo lugar da tabela classificativa.