Manuel José considerou que a manifestação de apoio de cerca de 300 adeptos portistas no aeroporto Francisco Sá Carneiro após a goleada sofrida diante do Bayern Munique, por 6-1, no jogo da segunda mão dos quartos de final da Champions, foi 'orquestrada' pela estrutura dos dragões para levantar o moral dos jogadores.

Em declarações à Rádio Renascença, o ex-treinador e atual comentador sublinhou que essa situação visou preparar já a equipa para o Clássico com o Benfica. "Julen Lopetegui é um treinador que está numa encruzilhada, a posição dele é difícil. Vamos ver se tem arte, talento e sabedoria para recuperar mentalmente os jogadores e darem uma boa resposta. Depois do 6-1 era normal que fossem assobiados no regresso a casa, mas tudo aquilo foi muito bem preparado. O FC Porto não dorme e mandou aqueles adeptos para o aeroporto dar carinho e transmitir confiança aos jogadores e ao treinador. Este jogo só é decisivo para o FC Porto, não é para o Benfica", afirmou.

Na sua antevisão pessoal do Clássico que pode decidir o título, Manuel José referiu que a maior experiência de Jorge Jesus pode fazer a diferença em relação a Julen Lopetegui: "O Benfica pode tirar vantagem disso, jogando com uma pressão grande a fim de fragilizar ainda mais o FC Porto marcando cedo. Jesus é mais experiente do que Lopetegui, tem tudo a seu favor para ganhar".

Aliás, Manuel José foi mais longe e avisou que Julen Lopetegui está sob pressão, pois só resta a Liga aos dragões. "O FC Porto vem de um pesadelo em Munique e pode entrar noutro. Se perder na Luz perde o campeonato e está fora de todas as outras provas depois de um enorme investimento. Li hoje nos jornais que o presidente quer Lopetegui por muito anos, uma forma de dar confiança a um treinador que não a tem. Foi expulso em Munique, quando já perdia por 5-1, e isso revela desequílibrio emocional. O que sucedeu ao FC Porto foi que não foi capaz de aguentar a carga emocional. O treinador tem de ser capaz de regenerar mentalmente os jogadores. Em Munique jogaram para não perder, domingo têm de jogar para ganhar", rematou.