A AS Roma, equipa orientada por Paulo Fonseca, está atenta à situação de Otávio no FC Porto. Otávio termina contrato com o FC Porto em junho, continua sem renovar pelos 'dragões', e há vários clubes atentos à situação do médio brasileiro. Um desses clubes é a Roma, treinada pelo português Paulo Fonseca.

De acordo com o 'Corriere dello Sport', o clube da capital italiana pretende reforçar-se com alguns jogadores já em janeiro, mas poderá esperar por Otávio e guardar a sua contratação para a próxima temporada, evitando dessa forma pagar ao FC Porto pelo médio brasileiro, que chegaria assim aos 'giallorossi' a custo zero.

Ainda segundo a mesma publicação, a chegada de Tiago Pinto, diretor desportivo do Benfica que irá passar a trabalhar na Roma a partir de janeiro, poderá contribuir para que a ida de Otávio para o atual 3.º classificado da Serie A tenha mesmo um desenlace positivo.

Otávio chegou ao FC Porto em 2014. Começou por alinhar pela equipa B, sendo depois emprestado ao V.Guimarães, antes de se afirmar em definitivo na equipa principal dos 'dragões', pela qual soma 16 golos em 154 jogos.