Foi Fernando Gomes, administrador da SAD do FC Porto para a área financeira, quem lançou a bomba: o clube precisava de fazer vendas até 30 de junho para equilibrar as contas da sociedade desportiva.

Na altura, no início de junho, durante a apresentação dos resultados do empréstimo obrigacionista que rendeu 55 milhões de euros aos dragões, o dirigente não especificou qual o montante, mas imprensa nacional fala em mais-valias de 50 milhões de euros.

O clube azul e branco tem alguns jogadores que pode vender até sexta-feira para não cair em incumprimento com as regras do fair-play financeiro da UEFA. O tema é um dos destaques do jornal ABola desta terça-feira, que avança com os cinco nomes que poderão render vários milhões ao emblema azul e branco.

Diogo Costa: O guarda-redes internacional português é o jogador mais valioso do plantel. Com uma cláusula de rescisão 75 milhões de euros, o guardião tem no Manchester United, Bayern e Chelsea os principais pretendentes. Se for vendido pela cláusula, será suficiente para a formação azul e branca resolver os problemas de tesouraria mais recentes. Mas, com a pressa em vender, é provável que a SAD do FC Porto negoceie Diogo Costa por um valor abaixo da cláusula.

Pepê: O extremo transformado em lateral direito por Sérgio Conceição mostrou qualidade na Liga dos Campeões 2022/23 e viu subir a sua cotação. Tottenham e Arsenal são alguns dos clubes que tem Pepê debaixo de olho, mas o valor da cláusula de rescisão - 75 milhões - pode afastar os pretendentes. O brasileiro de 26 anos é um dos principais ativos da SAD azul e branca.

Otávio: recentemente eleito Melhor Jogador da I Liga 2022/23, Otávio tem muito mercado em Itália, mas parece ser o único jogador que Sérgio Conceição não quer perder. Na Serie A, Inter e Nápoles já mostraram interesse em contar com os seus serviços, depois de brilhar na Liga dos Campeões. O Inter, vice-campeão europeu, prepara-se para perder Nicolò Barella e poderá avançar para o internacional português, aproveitando agora que está mais barato: até dia 15 de julho a cláusula de rescisão de Otávio é de 40 milhões de euros, valor que subirá para os 60 milhões de euros depois dessa data.

Galeno: O extremo luso-brasileiro acaba de realizar a melhor época da carreira, com 15 golos e seis assistências em 52 jogos realizados. A boa época ao serviço do FC Porto, com boas exibições na Champions, abriram-lhe as portas dos principais campeonatos, como Inglaterra e Itália. A sua cláusula de rescisão é de 50 milhões de euros.

Taremi: apesar dos 30 anos, Taremi é dos jogadores com mais mercado no plantel azul e branco. O avançado iraniano está a ser tentado a mudar-se para a Arábia Saudita, onde poderá fazer o contrato da sua vida, mas Taremi já afirmou que prefere permanecer na Europa e continuar a jogar a Champions. AC Milan e Marselha são alguns dos interessados no Melhor Marcador da I Liga 2022/2023.