O líder FC Porto procura na segunda-feira somar a 18.ª vitória consecutiva em todas as competições, na 16.ª jornada da I Liga de futebol, na qual o Benfica fará a primeira partida sem o treinador Rui Vitória.

A derrota em casa do Portimonense (2-0), na quarta-feira, acabou por levar à saída de Rui Vitória, após três temporadas e meia à frente dos 'encarnados', que deixa na quarta posição da I Liga, a sete pontos do rival portuense.

Bruno Lage, até aqui treinador da equipa B, estará no banco do Benfica na receção de domingo ao Rio Ave (10.º classificado), que também vai estrear um técnico, Daniel Ramos, que substituiu o interino Augusto Gama.

O desaire em Portimão interrompeu uma série de oito encontros sem perder em todas as provas do Benfica, que encontra agora um Rio Ave na pior fase da temporada, com sete encontros consecutivos sem triunfos nas várias competições e que nunca venceu na Luz para o campeonato.

Líder isolado da liga, o FC Porto vai tentar prolongar o seu recorde de 17 vitórias consecutivas em todas as competições, na segunda-feira, na receção ao Nacional (11.º), que vem de dois triunfos consecutivos, algo que consegue apenas pela segunda vez esta temporada.

Apesar de ser uma das equipas com melhores resultados no Estádio do Dragão, como provam os triunfos por 3-0 (2007/08) e 4-0 (2004/05), o Nacional sofreu 13 golos e não marcou nenhum nas três últimas visitas ao terreno do FC Porto.

Para este encontro, o FC Porto não poderá contar com Felipe, castigado, e Brahimi está em dúvida, depois de ter sido substituído da partida com o Desportivo das Aves (vitória por 1-0), na quinta-feira, devido a uma mialgia de esforço na coxa direita.

A cinco pontos da liderança e uma semana antes de receber o FC Porto, o Sporting, que na quinta-feira voltou aos triunfos - 2-1 sobre o Belenenses -, visita o Tondela (14.º classificado), que vem de três triunfos consecutivos, dois para o campeonato e um para a Taça da Liga.

Numa partida em que já poderá contar com Bruno Fernandes, que falhou a partida com os 'azuis' por castigo, o Sporting vai tentar o quarto triunfo em outros tantos encontros no terreno do Tondela.

Depois de ter recuperado o terceiro lugar na última ronda, o Sporting de Braga procura manter o estatuto de segunda melhor equipa em casa - apenas batido pelo Sporting -, com sete vitórias e um empate, na receção de domingo ao Boavista (13.º), que apenas tem uma vitória como visitante.

Na ronda anterior, o Vitória de Guimarães (quinto colocado) interrompeu uma série de nove jogos sem perder na I Liga e visita agora o Belenenses (oitavo), que, antes do desaire em Alvalade, também não perdia há oito jogos no campeonato e estava invicto na condição de visitante.

O Moreirense, surpreendente sexto classificado, tenta a quarta vitória consecutiva, na receção ao Desportivo das Aves (15.º), primeira equipa acima da zona de despromoção e que não vence há cinco jogos na I Liga.

Motivado pela vitória frente ao Benfica, a terceira consecutiva, o Portimonense, sétimo, visita o Marítimo (16.º), que não vence há 16 encontros em todas as competições e caiu para zona de despromoção.

Sem vitórias há 13 encontros na Liga, o Feirense (17.º) recebe o Santa Clara (nono), que vem de duas vitórias fora de casa, enquanto o lanterna-vermelha Desportivo de Chaves, com 10 jogos sem vencer (oito derrotas e dois empates) no campeonato, visita o Vitória de Setúbal (12.º), que vem de três derrotas em casa.

Programa da 16.ª jornada:

- Sábado, 05 jan:

Marítimo - Portimonense, 20:30

- Domingo, 06 jan:

Belenenses - Vitória de Guimarães, 15:00

Feirense - Santa Clara, 15:00

Vitória de Setúbal - Desportivo de Chaves, 15:00

Benfica - Rio Ave, 17:30

Sporting de Braga - Boavista, 20:00

- Segunda-feira, 07 jan:

Moreirense - Desportivo das Aves, 17:00

Tondela - Sporting, 19:00

FC Porto - Nacional, 21:15