Moralizado pelo apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto centra agora atenções na receção ao Tondela, para a 9.ª jornada da I Liga. A equipa de Sérgio Conceição mantém o quarto lugar da tabela classificativa, a seis pontos do Sporting (1.º) e a dois do SC Braga (2.º) e Benfica (3.º), enquanto os beirões ocupam o 11.º posto.

Momento das equipas

O desafio contra o Tondela é de grande importância para o FC Porto, que já perdeu oito pontos nas primeiras oito jornadas, e por isso mesmo não pode perder mais terreno para os adversários diretos. Depois das derrotas com Paços de Ferreira e Marítimo e do empate com o Sporting, a equipa de Sérgio Conceição tem mostrado sinais de retoma, tendo averbado dois triunfos nas duas últimas jornadas - 1-0 em casa do Santa Clara e 3-1 na receção ao Portimonense.

Por outro lado, a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, na sequência do nulo (0-0) diante do Manchester City, poderá injetar ainda mais confiança nos 'azuis e brancos' para este desafio.

Na antevisão ao encontro com os beirões, Sérgio Conceição revelou que vai convocar Jesús Corona, mas ainda não sabe se o mexicano, que saiu lesionado do jogo com o Manchester City (contusão na perna esquerda), estará disponível para o jogo. Para já é certo que Pepe, Marcano e Mbaye não estarão aptos para o jogo. Loum, a recuperar da COVID-19, também é baixa. Grujic, que falhou o jogo com o City por estar suspenso na Champions, está de volta às opções.

Do lado oposto, o Tondela vem de uma derrota em casa frente ao Vitória de Guimarães (0-2), a quarta em oito jornadas, o que comprova a campanha irregular dos comandados de Pako Ayestarán (duas vitórias e dois empates) no campeonato. O conjunto beirão tem, ainda, um dos piores ataques da competição: seis golos. Pior registo ofensivo só mesmo o do Rio Ave, com um total de cinco remates certeiros.

Pako Ayestarán já pode contar com os três guarda-redes, uma vez que Babacar Niasse está de volta aos treinos após período de isolamento por ter testado positivo à COVID-19, e Pedro Trigueira já recuperou da lesão muscular na coxa direita. De regresso está também o ponta de lança Mario González, que tal como Babacar Niasse também esteve em isolamento, e "certamente vai ser parte do primeiro onze", reconheceu o treinador que não pode contar com o avançado Salvador Agra, que cumpre castigo.

Confronto direto

No que diz respeito ao histórico de confrontos, o FC Porto tem mais motivos para sorrir, com um total de oito triunfos, um empate e uma derrota. A única vitória do Tondela remonta à temporada 2015/16, quando um golo solitário de Luís Alberto deu os três pontos ao conjunto então orientado por Petit, em pleno Estádio do Dragão.

Na temporada transata, os 'azuis e brancos' foram vitoriosos nos dois encontros a contar para o campeonato: 3-0 em casa e 3-1 fora.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição: "É verdade que o Tondela não marcou muitos golos, mas é das equipas, a par do FC Porto, que tem mais bolas nos ferros. Isso, por si só, quer dizer que tem tido alguma falta de sorte e eu espero que continue amanhã [sábado]. O Tondela gosta de jogar e teremos de ser uma boa equipa para ganhar."

Pako Ayestarán: "O equilíbrio entre o ataque e a defesa é muito importante em todos os jogos, mas em jogos como este, em que enfrentas uma equipa como o FC Porto, ainda mais. Sabemos quem enfrentamos, temos presente que são uma grande equipa e também sabemos que podemos ter as nossas oportunidades. Sabemos que é muito difícil, não é impossível, e trataremos de aproveitar com as nossas armas."

O árbitro

Tiago Martins foi o árbitro escolhido para dirigir o Sporting-Moreirense, em Alvalade. O juiz da AF Lisboa, de 40 anos, será auxiliado por Pedro Mota e Hugo Ribeiro, com Fábio Melo como quarto árbitro. Hugo Miguel será o videoárbitro da partida, auxiliado por Bruno Jesus.